O Shorts, foi a resposta do YouTube ao TikTok, e agora o shorts está trazendo novidades para se manter na disputa contra seus rivais. No ano passado, o Shorts incorporou o recurso de Collab na sua ferramenta, já presente na rede vizinha, e agora está reforçando essa experiência permitindo que os usuários remixem vídeos musicais.
O YouTube anunciou em um post de blog uma série de novas opções de remix de música para Shorts. Agora, você pode ajustar diferentes configurações de um vídeo musical completo para criar sua própria criação única. Para começar, basta ir ao vídeo musical que você deseja remixar em um Short, tocar no botão Remix e escolher uma das quatro ferramentas.
Quais são as novas ferramentas?
A ferramenta Dream Tracks do YouTube ajudará você a criar a trilha sonora perfeita para Shorts. Artistas como Sia e John Legend estão emprestando suas vozes para o recurso.
Com a ferramenta Collab, você pode exibir o vídeo musical lado a lado com o seu. Imagine dançar conforme a coreografia de um vídeo musical enquanto o mesmo vídeo é reproduzido ao lado do seu Short.
A ferramenta Sound faz exatamente o que o nome sugere. Ela retira o áudio de um vídeo musical e o usa no seu próprio Short. Você sabe, o tipo de coisa que é um grande sucesso no TikTok, onde os usuários adoram dublar diferentes trechos de áudio, criando as famosas Trends. Essa ferramenta funciona com praticamente qualquer vídeo musical e a maioria das músicas carregadas automaticamente na plataforma.
Leia também:
- TikTok agora decide “brigar” com o YouTube por vídeos na horizontal
- Conheça Sora: Nova IA da OpenAI para criação de vídeos
Há também a ferramenta Green Screen, que permite definir o vídeo musical como plano de fundo para o seu Short. Isso é perfeito para vídeos de reação, onde os criadores compartilham suas reações a um novo vídeo musical, uma notícia ou apresentam imagens e vídeos ao fundo enquanto comentam, por exemplo.
Enquanto isso, a ferramenta Cut permite pegar um clipe rápido de cinco segundos de um vídeo musical e adicioná-lo perfeitamente ao seu Short.
Tudo isso não é novidade na famosa “rede vizinha”, mas também deixou de ser exclusividade. O Reels do Instagram representava a maior ameaça para o TikTok, tendo grande parte dos seus recursos também incorporados na plataforma. Agora, o Shorts entrou na briga também.
O Futuro do Shorts
Mas há uma pegadinha: nem todos os vídeos musicais estão disponíveis para remixar. O YouTube destaca que, em alguns casos, artistas ou gravadoras de música podem ter restringido o uso de seus materiais para remixagem.
O YouTube não poderia ter escolhido um momento melhor para lançar este recurso; isso está acontecendo exatamente quando o TikTok está enfrentando um contratempo com a Universal Music, perdendo acesso a uma série de faixas de sucesso.
Essa disputa financeira deixou muitos usuários do TikTok com vídeos silenciados. Como a música é tão importante nessas plataformas, isso afetou bastante os criadores. Mas o YouTube está se apresentando para preencher esse vazio, e pode aumentar ainda mais o risco à hegemonia do TikTok daqui pra frente.
Para ficar sabendo de mais novidades relacionadas ao mundo da tecnologia, não se esqueça de seguir o @canaljms nas redes sociais!