O YouTube, conhecido por sugerir vídeos na página inicial, alterou seu comportamento em alguns países, incluindo o Brasil. Agora, ao acessar o site sem estar logado, as recomendações desapareceram.
Essa modificação se aplica exclusivamente à página inicial com o final .com onde os usuários terão acesso aos vídeos em destaque nos menus de vídeos populares na plataforma, podendo escolher categorias como “Games” ou “Música”. Anteriormente, o YouTube exibia recomendações de vídeos com base em sua popularidade na plataforma na página inicial.
Recomendações apenas quando estiver logado
Agora, para os usuários deslogados receberem recomendações do YouTube, é preciso realizar pesquisas e assistir a alguns vídeos. Fazendo alguns breves testes, demorou um pouco para o algoritmo da plataforma começar a sugerir conteúdos mais próximos dos temas que estávamos pesquisando.
Recentemente, a área de recomendações do YouTube foi substituída por uma mensagem incentivando a busca por vídeos para personalizar o feed. A notificação surge tanto em navegação normal quanto anônima, sem uma conta ativa. Mesmo seguindo as instruções, a página inicial permanece sem sugestões.
YouTube Global passa pela mesma experiência
Testes com VPN em países como Alemanha, EUA, Itália e Portugal mostraram que o YouTube parou de exibir recomendações, mesmo aceitando cookies e sugestões personalizadas. A situação é similar na Europa, onde o consentimento para cookies não resulta em recomendações de vídeos.
Usuários também relataram o fenômeno nas redes sociais, como o X (Twitter):
No Brasil, a análise sem login no Google confirmou a ausência de sugestões. Ao entrar com as credenciais, as recomendações reapareceram. Até o momento, YouTube e Google não comentaram a mudança. Ano passado, a plataforma de vídeos já havia cessado recomendações para contas sem histórico de visualização.
Leia também:
A motivação por trás dessa alteração pode estar ligada a uma maior consideração pela privacidade do usuário e a prevenção de acusações de favorecimento de conteúdo para novos usuários ou aqueles que limparam seu histórico de visualização.
Para ficar sabendo de mais novidades sobre o YouTube, é importante que você nos siga no Instagram e acompanhe nosso canal no YouTube. Além disso, sempre postamos as principais novidades do mundo da tecnologia por lá também!