O YouTube está testando um novo recurso que utiliza inteligência artificial (IA) para criar músicas instrumentais de até 30 segundos em Shorts. Essa função faz parte do Dream Track, uma ferramenta anunciada em novembro do ano passado.
Embora os participantes do grupo experimental já possam experimentar a novidade, ainda não há uma data definida para a disponibilização desse recurso ao público em geral.
Como Funciona o Dream Track?
O processo para gerar músicas instrumentais com o Dream Track é simples: basta digitar um comando de texto (apenas em inglês) e selecionar um gênero musical. A IA se encarrega de criar a faixa completa. Entre os estilos disponíveis, o YouTube destaca o pop, hip-hop e country.
Por exemplo, você poderia pedir à IA para criar uma faixa de rock com elementos de balada e uma bateria de alta velocidade.
Para os participantes do projeto de testes, a plataforma está solicitando feedback e sugestões sobre o funcionamento da ferramenta. O YouTube ainda não confirmou quando ou se essa função será disponibilizada para todos os usuários, portanto, é melhor não criar grandes expectativas por enquanto.
Vozes de Artistas Famosos no Dream Track
Vale lembrar que o Dream Track foi anunciado em novembro de 2023 e oferece a possibilidade de gerar músicas curtas de 30 segundos com vozes de cantores famosos para serem adicionadas aos Shorts. No momento, essa funcionalidade está em fase de testes.
O YouTube fez parceria com nove artistas renomados: Alec Benjamin, Charlie Puth, Charli XCX, Demi Lovato, John Legend, Sia, T-Pain, Troye Sivan e Papoose. Esses artistas permitiram a clonagem de suas vozes na plataforma, tornando o Dream Track uma experiência única para os usuários.
Assim que tivermos mais informações sobre o mundo da inteligência artificial, vamos te informar nas redes sociais do CanalJMS. Por isso, é importante que você nos siga no Instagram e acompanhe nosso canal no YouTube, além de acompanhar nossos posts diários por aqui também!