Você sabia que a Microsoft está trabalhando em uma nova versão do Windows, chamada Hudson Valley, que deve chegar ainda este ano como “versão 24H2” e a Atualização de 2024?
Diferente da versão 23H2 do ano passado, a versão 24H2 vai ser uma atualização bem maior do sistema operacional, baseada em uma nova versão da plataforma Windows que traz melhorias de desempenho e segurança, além de novidades e aprimoramentos.
Além disso, a versão 24H2 vai focar bastante em experiências de inteligência artificial de última geração, algo que a Microsoft vem dando pistas há um ano.
Tem boatos de que um novo Copilot avançado está vindo aí, que vai melhorar a experiência do Windows com IA e aprendizado de máquina, para aumentar a produtividade em aplicativos, busca e muito mais.
A nova versão será chamada de Windows 12?
Muita gente acha que a Microsoft vai acabar chamando essa atualização de “Windows 12”, já que ela deve coincidir com os PCs e experiências de IA de próxima geração. Mas isso é só um rumor, agora que o ex-chefe do Windows, Panos Panay, saiu da empresa. Então, por enquanto, vamos chamar isso de uma grande atualização do Windows 11.
A Microsoft está testando algumas das funcionalidades que vão compor esse próximo lançamento no Windows Insider Program, então já sabemos sobre algumas das novidades que vêm por aí. Vamos continuar atualizando vocês por aqui e nas redes sociais do @canaljms, conforme novas funcionalidades forem disponibilizadas ou descobertas!
De acordo com o Windows Central, a Microsoft está se programando para lançar a versão 24H2 em setembro deste ano, com a empresa esperando finalizar a atualização durante o verão. Me disseram que a Microsoft pretende divulgar esse lançamento como um centrado em IA, sincronizado com os PCs de IA de próxima geração que a Microsoft já anunciou que estão chegando ao longo de 2024.
Como a versão 24H2 será baseada em uma nova versão da plataforma Windows, há vários marcos de desenvolvimento entre a versão atual e a que será disponibilizada ao público. A Microsoft pretende assinar a nova versão da plataforma Windows (chamada Germanium) em abril. Depois disso, o trabalho vai começar em “finalizar” a atualização da versão 24H2, que será construída na versão assinada da plataforma Germanium.
Uma nova versão da plataforma Windows significa que a atualização será instalada usando o método de “troca de SO”. Uma atualização de troca de SO é aquela que é aplicada substituindo todo o sistema operacional, por uma versão mais nova. Isso é diferente da versão 23H2, que foi aplicada por meio de serviços na instalação existente do SO. Isso só é possível quando a versão da plataforma não muda entre as versões.
Tendo isso em vista, temos que a versão 24H2 não vai começar a ser distribuída até o segundo semestre de 2024. No entanto, alguns notebooks e computadores vão começar a ser vendidos com a versão 24H2 pré-carregada já em junho. Porém, a atualização da versão 24H2 não vai estar disponível para os usuários existentes do Windows 11 até setembro, no mínimo, quando a atualização for considerada totalmente pronta.
Esse lançamento será o que vai dar poder aos PCs de IA de próxima geração, alguns dos quais já foram anunciados e vão começar a ser vendidos já no mês que vem. Esses PCs têm NPUs poderosos que vão aproveitar as novas funcionalidades de IA que ainda não foram anunciadas, embora a Microsoft tenha dado algumas dicas.
Copilot integrado
E com a chegada dessa nova versão, a Microsoft está planejando entregar ainda mais atualizações para o Copilot, começando por adicionar um botão do Copilot no canto direito da Barra de Tarefas. Isso deve facilitar o acesso, já que os usuários vão poder jogar o cursor facilmente para o canto para abrir a interface do Copilot.
A versão 24H2 também adiciona uma configuração dedicada de “Copilot no Windows” no aplicativo de Configurações, que vai permitir que os usuários ativem ou desativem a interface do Copilot de aparecer na inicialização em PCs com telas grandes, além de configurar provedores de chat e plugins de terceiros.
Leia também:
Sabe o que estão dizendo por aí? Que a Microsoft está preparando um “Copilot mais avançado” para a versão 24H2, que vai usar os PCs de IA de última geração para melhorar a produtividade em aplicativos, arquivos e busca.
Uma dessas novidades que a Microsoft está desenvolvendo é uma nova interface de usuário com IA, que vai permitir que os usuários encontrem qualquer palavra, arquivo, imagem ou aplicativo que estava aberto no PC usando IA e o Copilot do Windows.
Além disso, a Microsoft também está trabalhando em mais melhorias para os Layouts do Windows. Com a versão 24H2, a empresa vai introduzir um novo recurso que vai usar aprendizado de máquina para identificar os aplicativos mais usados e sugerir eles automaticamente na interface de Layouts de Encaixe quando o usuário passar o mouse sobre o botão de maximizar em uma janela de aplicativo.
Por exemplo, se você costuma usar o Microsoft Edge junto ao Bloco de Notas, ao abrir o menu de Layouts de Encaixe em um desses aplicativos, o usuário vai ver uma opção para encaixar os dois lado a lado com um só clique, em vez de ter que abrir manualmente o segundo aplicativo.
Mudanças no explorador de arquivos
Como acontece com toda nova versão do Windows, a Microsoft está fazendo mais mudanças no aplicativo Explorador de Arquivos com a versão 24H2. Esse lançamento traz a capacidade de criar arquivos compactados em 7zip e TAR, além de ZIP. A versão 23H2 já permitia extrair esses arquivos, mas não criar. A Microsoft também diz que melhorou o desempenho do Explorador de Arquivos ao abrir arquivos ZIP grandes.
Além disso, os arquivos PNG agora suportam visualizar e editar metadados. Isso significa que os usuários podem agora definir uma classificação por estrelas na caixa de diálogo de propriedades, editar uma descrição do arquivo PNG e adicionar palavras-chave.
A Microsoft também está fazendo algumas mudanças no painel de Configurações Rápidas na barra de tarefas do Windows. A partir desse lançamento, a interface das Configurações Rápidas agora é paginada, ou seja, você pode rolar por todas as configurações rápidas disponíveis no seu PC, em vez de ter uma seleção delas colocadas manualmente pelo usuário. Você ainda pode personalizar a posição das configurações clicando e arrastando elas.
A lista de Wi-Fi no painel de Configurações Rápidas também foi atualizada com um novo botão de atualizar, que vai atualizar a lista de Wi-Fi quando pressionado. Os usuários que usam uma VPN no Windows também vão notar uma interface de usuário melhorada para gerenciar sua VPN no painel de Configurações Rápidas, com um novo botão dividido que permite ligar e desligar com um só clique.
Por último, a Microsoft diz que melhorou o desempenho do painel de Configurações Rápidas, o que significa que ele não deve demorar tanto para abrir quando tentar abrir pela primeira vez após uma reinicialização.
A Microsoft deve entregar algumas melhorias importantes para o Link de Telefone no Windows com a versão 24H2, incluindo a capacidade de usar um telefone vinculado como uma webcam, parecido com a integração entre iPhone e Mac.
Leia também:
- Windows 12: Quando será lançado e quais as novidades
- Novo Windows App da Microsoft para Celulares, Tablets etc
A versão 24H2 também inclui uma nova página de configurações para dispositivos móveis, onde os usuários poderão configurar os telefones que eles têm vinculados ao seu PC e desativar os serviços de Link de Telefone se eles não pretendem usá-los.
A empresa está reformulando as opções de energia e bateria na nova versão 24H2, introduzindo um novo modo de “Economia de Energia” que se aplica tanto a notebooks com baterias quanto a PCs sem.
O novo modo de Economia de Energia vai reduzir o consumo de energia do seu PC, reduzindo o desempenho do sistema. Isso deve ajudar a prolongar a vida útil da bateria nos laptops e reduzir a energia puxada da tomada nos PCs de mesa.
Quando ativado, os PCs de mesa vão ver até um ícone de economia de energia na bandeja do sistema, parecido com o indicador de vida útil da bateria nos laptops, só que sem a porcentagem da bateria. O objetivo da Economia de Energia é tornar o seu PC mais eficiente em energia, reduzindo a sua pegada de carbono.
Assim que tivermos mais informações sobre a nova versão do Windows, vamos te informar por aqui. Por isso, recomendo você ficar de olho no nosso site! E se quiser saber de mais notícias sobre o mundo da tecnologia, não se esqueça de seguir o nosso canal no Youtube também!