Dentre diversas mudanças visuais que o WhatsApp tem feito nos últimos dias, uma atualização vazada sugere que o aplicativo de mensagens deve trazer uma nova ferramenta focada em segurança e privacidade dos usuários.
A Meta está desenvolvendo uma nova função que visa identificar e limitar contas que praticam spam e envios em massa, bloqueando temporariamente a capacidade desses perfis de enviar novas mensagens.
A informação foi inicialmente divulgada pelo portal WABetaInfo, que analisou os códigos da versão Beta 2.24.10.5 do aplicativo e detectou a função em fase de desenvolvimento. Por estar ainda em construção, a funcionalidade não está disponível nem mesmo para os usuários da versão de testes.
Ferramenta anti-spam
É importante esclarecer que a medida não se aplica a usuários que mantêm uma comunicação frequente com diversos grupos e contatos ao longo do dia. O foco está nos envios massivos, muitas vezes realizados por meio de softwares de terceiros, que atingem centenas ou milhares de usuários simultaneamente sem consentimento.
Usuários que utilizam listas de transmissão para divulgar informações, mantendo práticas adequadas de uso, não serão afetados por essa restrição.
A Meta já possui mecanismos para identificar padrões de comportamento suspeitos e banir contas que realizam spam. A nova ferramenta funcionará como uma suspensão temporária, servindo como um aviso para evitar futuras violações.
Privacidade no WhatsApp
O WhatsApp assegura que o processo de detecção não envolve a leitura das mensagens, que são protegidas por criptografia, mas sim a identificação do uso de scripts automatizados para envios em massa e padrões de comportamento considerados abusivos.
De acordo com o WABetaInfo, contas marcadas como “restringidas” ficarão impedidas de iniciar novas conversas por um período ainda não especificado, mas poderão responder a mensagens em grupos e conversas individuais já existentes.
Como a função está em desenvolvimento, não há previsão exata para sua implementação. Até que seja oficializada, contas que praticarem spam ou envios em massa correm o risco de serem banidas permanentemente.
Assim que tivermos mais informações sobre o WhatsApp, vamos te informar nas redes sociais do CanalJMS. Por isso, é importante que você nos siga no Instagram e acompanhe nosso canal no YouTube, além de acompanhar nossos posts diários por aqui também!