Já faz tempo que o assunto VPN é comentado na internet, mas muita gente ainda não sabe de fato o que é e como funciona uma VPN e o principal, o que acontece quando você se conecta a uma VPN!
Basicamente VPN é um tipo de conexão privada, que ajuda a proteger as informações de quem acessa a internet, a tecnologia já existe há um bom tempo mas se popularizou depois do home office e do cenário político recente, porém muitas pessoas ainda se perguntam “O que é uma VPN?“.
As vantagens de usar uma VPN vão desde o aumento da sua privacidade, a prevenção contra ataques virtuais e a segurança ao acessar redes de Wi-Fi públicas, seja em cafés, shoppings ou aeroportos.
Alguns usuários até utilizam VPN para navegar na internet como se estivessem em outros países, podendo acessar conteúdos que não estão disponíveis no Brasil, como filmes e séries ou aplicativos por exemplo!
E neste vídeo abaixo eu vou tirar todas as suas dúvidas sobre uma boa VPN!
É importante escolher uma VPN rápida, que previne vazamentos de dados, protege sua privacidade e não prejudique o desempenho de seus dispositivos!
Conectar a uma VPN o que acontece?
Ao se conectar na VPN aparentemente nada acontece em seu celular! Não que você perceba! Mas a VPN funciona como uma camada de proteção, criptografando todos os dados que passam por ela. E de forma geral, vivemos em um mundo onde nossas atividades on-line deixam rastros digitais. A pesquisa que você fez ontem se transformou em um anúncio hoje!
Então eu fiz alguns testes neste vídeo acima, para mostrar a minha Geolocalização através do endereço IP, minha conexão retorna como São Paulo, em seguida ao conectar a rede virtual privada a mesma localização muda para outro País!
Isso acontece porque a VPN faz um mascaramento de IP e previne a localização, protegendo também todos os meus dados com criptografia, eu realmente tenho uma navegação de forma privada agora!
A partir do momento em que eu me conecto a uma VPN, ela me possibilita conectar à Internet de maneira segura e confidencial, ao acessar a internet com o recurso ativo, os dados enviados e recebidos são direcionados para um servidor criptografado, que pode estar em qualquer País, e assim, os meus dados não podem ser lidos caso alguém tente interpretá-los.
Além disso, a identidade do usuário e sua localização também são protegidos porque a VPN oculta o IP pessoal, fornecendo outro endereço para disfarçar a verdadeira origem do acesso.
Assim, é possível navegar anonimamente pela web e impedir que as atividades online possam ser rastreadas por terceiros. O recurso também permite a conexão remota a servidores de outros países, fazendo parecer que o meu IP está localizado em uma região diferente.
Mas será que usar qualquer VPN é mesmo seguro?
Depende, porque a segurança da VPN está ligada diretamente ao serviço prestado pela empresa que você escolheu. Quando você conecta a uma VPN seus dados são compartilhados com os servidores desta empresa. Ou seja, você precisa escolher uma empresa que tenha credibilidade no mercado!
Além disso, as informações que você compartilha são mantidas nos servidores VPN no país de sua escolha, portanto, não estão vinculadas a você. Serviços de VPN legítimos não registram suas pesquisas e ninguém saberá quais sites você visitou.
Porém, embora uma VPN esconda seu endereço IP do seu provedor de internet e dos sites e aplicativos que você está usando. Uma simples plataforma de mídia social, por exemplo, pode saber que é você que está usando naquele momento, simplesmente porque você está conectado à sua conta – neste caso uma rede virtual privada não pode torná-lo completamente anônimo.
E nem todos os serviços de VPN são tão confiáveis quanto parecem, as VPNs gratuitas podem causar uma série de problemas e provavelmente estarão mantendo seus dados e logs, e é provável que os vendam também.
Então vale a pena usar uma boa VPN, mesmo que isso implique em custos, mas que vale a pena!
E ela pode ser usada por qualquer pessoa que esteja preocupada com a privacidade de suas atividades online para criptografar suas comunicações e ocultar seu endereço IP, impedindo que terceiros monitorem suas atividades.
Ou mesmo usuários que desejam acessar conteúdos que são geograficamente restritos, você pode usar uma VPN para simular uma conexão a partir de outro país onde o conteúdo é acessível.
Por fim, a rede privada virtual privada também pode ser uma ótima escolha para quem trabalha remotamente e precisa acessar de forma segura algum servidor.