O headset de realidade virtual da Apple está mais próximo do que nunca de ser lançado. Chamado de Vision Pro, alguns analistas do mercado afirmam que a empresa pretende deixar ele pronto para os consumidores até o final de janeiro, para começar as vendas em fevereiro de 2024.
Um relatório de Mark Gurman diz que a Apple está aumentando a produção do Vision Pro na China e está enviando emails para os desenvolvedores, pedindo que eles testem seus aplicativos com as ferramentas mais recentes e enviem seus produtos para aprovação.
Além disso, a empresa está mandando os funcionários das suas lojas para a sede da Apple para treiná-los no novo Vision Pro. Como colocar a faixa na cabeça, trocar as lentes de grau, etc.
Quanto deve custar?

A Apple está se preparando para um grande lançamento, já que é a primeira linha de produtos independente desde o Apple Watch em 2015. O Vision Pro deve custar cerca de US$3.500, mas uma versão mais barata também está sendo planejada.
Qual o seu palpite para os preços no Brasil? em conversão direta feita no dia de hoje (21/12), o valor fica na casa dos R$17.000,00. No entanto, sabemos a situação dos nossos impostos e o aumento absurdo dos preços quando produtos como esse chegam por aqui, então eu acredito honestamente que não devemos ver o dispositivo por menos de 20 mil reais.
Especificações do Vision Pro
Os componentes do dispositivo realmente chamam atenção. Para fazer uma leitura precisa do ambiente, o Vision utiliza 12 câmeras que ficam posicionadas atrás de uma camada de vidro parecida com um óculos de esqui, que serve como uma lente.
Um outro detalhe interessante é a possibilidade das pessoas verem os olhos do usuário através da lente de vidro, por causa de um recurso chamado EyeSight. Isso permite uma interação mais natural com as pessoas ao seu redor.
E com relação ao som, aqui temos a presença de vários microfones e de um fone de ouvido 360 graus — chamado áudio espacial. Além disso, vemos um scanner LiDAR – que mede as distâncias dos objetos ao seu redor através de um laser um laser.
Ele usa uma combinação do processador M2 (já visto antes nos Macbooks) e um novo chip chamado R1. O sistema operacional também é novo, chamado de VisionOS, que a marca descreve como sendo seu primeiro sistema operacional espacial.
Esse segundo chip é responsável por ler as informações das câmeras, dos microfones e do LiDAR. Ele também possui um sistema de exibição com “mais pixels do que uma TV 4K para cada olho” de acordo com a Apple.
Tudo em um piscar de olhos… literalmente
Uma das funções mais interessantes do Vision Pro na minha opinião, é a possibilidade do usuário conseguir acessar diversas ferramentas apenas com seus olhos. A capacidade do dispositivo de rastrear exatamente para onde a pessoa está olhando e projetar um app, um site, um vídeo ou imagem é simplesmente impressionante. Você também pode contar com os comandos de voz, tornando a experiência ainda mais imersiva.

O lançamento do aparelho é previsto para acontecer em fevereiro de 2024, somente nos Estados Unidos. Outros países devem receber o Apple Vision Pro com o passar do tempo. Fica a pergunta: Quando será que veremos o dispositivo por aqui?
Inclusive, a Apple já está trabalhando na integração com o Vision Pro antes mesmo do seu lançamento. Os usuários que possuam iPhones 15 Pro ou 15 Pro Max podem gravar vídeos espaciais em 3D para serem vistos no headset quando for lançado.
Lembrando que sempre postamos as principais novidades sobre o mundo da tecnologia nas redes sociais do @canaljms, então recomendo você dar uma olhada por lá também!