O TikTok está incentivando os criadores de conteúdo a publicarem vídeos mais longos na plataforma, mas agora o formato não é mais na vertical, e sim horizontal — o mesmo formato de vídeo do YouTube.
O comunicado foi enviado pelo TikTok diretamente aos tiktokers na última semana. E para incentivar os criadores da plataforma, os vídeos postados nesse formato podem receber um impulsionamento da rede social chinesa por 72 horas.
Os criadores que estão no TikTok há mais de três meses serão elegíveis para o aumento de audiência, desde que os vídeos não sejam anúncios ou de partidos políticos.
A YouTubeização do TikTok acontece há algum tempo, isso acontece poucos meses depois de começar a expandir a duração dos vídeos para até 15 minutos. Atualmente, a maior parte dos vídeos do YouTube duram em média 10 minutos ou até mais por motivos de monetização, e não pelo conteúdo curto pelo qual o a rede social chinesa ficou famosa.
Conteúdo longo no TikTok
Não é a primeira vez que o TikTok incentiva os seus criadores, a postarem mais conteúdo semelhante ao do YouTube na plataforma, inclusive em seu novo programa de acesso pago, Series, que permite que os usuários façam coleções de vídeos de até 20 minutos de duração para assinantes pagos.
Através do Seres, os criadores podem definir preços entre US$ 1 a US$ 190 por assinatura.
Com os vídeos na horizontal — e a preferência cada vez maior por conteúdos mais longos — os criadores podem ficar tentados a “canibalizar” seu conteúdo do YouTube, embora o TikTok tenha um CPM muito menor do que praticado em média pelo YouTube atualmente. Exceto pelo YouTube Shorts que paga 10x menos que o conteúdo longo, e tem uma monetização similar ao TikTok, ou seja muito baixa!
A repetição do mesmo conteúdo em várias plataformas já acontece de qualquer maneira. O YouTube, por outro lado, introduziu mais recursos nos últimos meses para que se pareça mais com o TikTok. Enfim, temos uma guerra social em andamento!
Lembramos que a Meta também entra nessa “briga” com o Reels para o Instagram!
Um comunicado da rede social, divulgado por alguns criadores de conteúdo na plataforma, afirma que os usuários que publicarem vídeos com mais de um minuto na horizontal podem receber um impulsionamento de divulgação por até 72 horas. Ou seja, a rede de vídeos curtos vai dar mais alcance sem cobrar nada por isso!
Mas o conteúdo precisa ser original, não ser publi e nem uma conta governamental, de político ou de partido e também deve-se evitar vídeos de dublagem.
O uso da hashtag #longervideos é opcional, mas os criadores já estão subindo a hashtag! A adoção de vídeos longos na horizontal é uma tentativa do TikTok de ganhar ainda mais dinheiro em cima dos usuários em troca de um CPM super baixo!
Esse formato é o preferido pelos anunciantes, e pelas redes sociais porque permite à plataforma vender mais espaços em um único vídeo!
A informação, é do The Verge