Desde que a Motorola anunciou o Razr 40 e o Razr 40 Ultra seus celulares dobráveis para 2023, à primeira vista, eles trouxeram encanto!
E o Razr 40 Ultra conseguiu se destacar! Afinal, são smartphones muito bonitos e diferentes, aqui no Brasil apenas a Samsung briga diretamente em tecnologia com a Motorola! Os celulares tiveram mudanças notáveis em comparação com o Razr 2022, e o que era bom ficou anda melhor.
Uma curiosidade é que os novos dobráveis da Motorola, chegaram com um apelo ao design moderno, para atrair principalmente o público preocupado com o estilo de vida, e não o público geral, o que deu certo!
Estamos falando de um celular flip, com tela dobrável, algo que a maior parte das pessoas não estão acostumadas ainda, e por isso tem um certo medo em relação a possível fragilidade do celular! E pelo alto preço de um produto premium, normalmente os consumidores tem medo razão em ter medo comprar um celular assim!
Eu venho testando o Razr 40 Ultra desde o lançamento do celular, a Motorola atualizou muitas coisas como a dobradiça, o que permitiu diminuir a distância entre as duas partes do chassi quando fechada e tornaram o vinco da tela um pouco menos visível! E claro, falando do Razr 40 Ultra especificamente, finalmente eles adicionaram uma tela externa verdadeiramente útil aqui.
Design Razr 40 Ultra
A tela externa de 3,6 polegadas do Razr 40 Ultra não serve apenas para ver notificações, a Motorola trabalhou em uma colaboração com os desenvolvedores de aplicativos, e conseguiu que diversos apps fossem otimizados para rodar na tela externa, incluindo Netflix, Disney+ e Spotify. Além do que esta tela, funciona perfeitamente como um visor para a câmera principal!
A ideia por traz do design deste celular é simplesmente perfeita! Couro sintético na parte de traz, tela grande, flip, acabamento premium, bonito, leve, fino e acima de tudo… elegante!
As cores Infinite Black e Glacier Blue usam uma folha Gorilla Glass Victus na metade inferior do telefone, enquanto a cor Viva Magenta, tem couro vegano aplicado no acabamento! Eu gostei muito da ideia do couro vegano do Viva Magenta porque ele é muito agradável ao toque e é super macio, e além disso também ajuda na aderência.
A estrutura lateral funciona normalmente, a metade inferior acomoda a grade do alto-falante e o conector USB-C, enquanto a parte superior abriga o fone de ouvido que funciona como um segundo alto-falante. Aliás, a Motorola moveu o auto falante para o topo para que você possa atender chamadas com o aparelho dobrado, aliás são auto-falantes, som estéreo!
Análise
Este celular pesa apenas 188,6g; a frente é de plástico quando aberto, vidro quando fechado com Gorilla Glass Victus, parte traseira de vidro com Gorilla Glass Victus ou couro vegano, a moldura em alumínio série 7000, e a dobradiça em aço inoxidável e o revestimento repelente à água.
A tela interna é uma LTPO AMOLED dobrável de 6,90″, e uma taxa de atualização em 165Hz, com HDR10+, e 1400 nits pico de brilho, a resolução de traz uma proporção de aspecto 22:9, já o segundo display, quando fechado é uma pOLED de 144Hz, e 1100 nits de pico de brilho, são 3,6″ aqui! Configurações bem interessantes ate aqui!
O chipset deste celular é o Qualcomm Snapdragon 8+ Gen 1 e a GPU é uma Adreno 730! Aqui eu tenho uma observação, temos um chip excelente, mas para ser perfeito, só faltou a Motorola não economizar e trazer o Gen 2, mas a marca sempre economiza em alguma coisa!
A conectividade do Razr 40 Ultra é 5G; SIM duplo; Wi-Fi 6e; BT 5.3, EDR; e NFC. E o Leitor de impressão digital foi montado na lateral!
Agora, neste vídeo vamos analisar alguns aspectos como:
- Bateria: e aqui temos 3800mAh; e 30W com fio, e 5W sem fio.
- Desempenho: Por isso é importante falar sobre o processador, mas também citar que ele traz uma variante com 256gb de Armazenamento e 12gb de RAM, e outra com 512gb de Armazenamento e 12gb de RAM!
- SO/Software: Android 13.
E outros 2 aspectos que testamos se referem as câmeras, fotos e vídeos!
No Razr 40 Ultra, temos uma câmera traseira grande angular principal de 12MP com abertura de f/1.5, PDAF, OIS; e a segunda lente uma ultra grande angular de 13MP, a f/2.2, e 108˚, com AF.
A câmera frontal fica por conta de um sensor de 32MP, a f/2.4, sendo grande angular!
E este smartphone já consegue capturar vídeos usando a Câmera traseira a 4K@30/60fps, chegando a 120fps se você optar por 1080p com HDR10+, e giro-EIS!
A câmera frontal chega a 4K a 30/60fps também!
Bateria Razr 40 Ultra
Para começar os testes, carregamos a bateria em 100%, este processo leva pouco mais de 1 hora e 20 minutos com o carregador TurboPower de 30w.
O Razr 40 Ultra possui uma bateria maior de 3.800 mAh junto com um chipset Snapdragon 8+ Gen 1 mais eficiente. E os resultados dos nossos testes mostram uma melhoria significativa em relação ao Motorola Razr de 2022! Mesmo com uma bateria com menos de 4.000 mAh ela dura o dia todo para um uso comum!
Desempenho
Aqui eu quero chamar atenção da tela, porque durante os jogos, a tela suporta taxa de resposta ao toque de até 360Hz para uma experiência de jogo mais responsiva.
Esse chipset mesmo sendo do ano passado é poderoso para lidar com tudo o que você precisar nele, e a marca trouxe a versão completa do silício e não a variante com overclock!
Agora o Razr 40 Ultra não surpreende, porque ele custa tanto quanto outros dispositivos que oferecem desempenho superior com o Snapdragon 8 Gen 2. Isso é um fato aqui que precisamos falar! Mas ele consegue rodar tudo que você precisa, deixando de lado números, este celular tem exatamente o que precisa ter para um desempenho de um topo de linha!
Câmeras
Este quesito é muito importante, e dedicamos um capítulo especial para fotos e vídeos que faz muito mais sentido acompanhar em vídeo!
Conclusão
Em minha opinião, o Motorola Razr 40 Ultra tem telas excelentes, displays vivos e brilhantes, a tela externa oferece funcionalidade quase completa. O chipset pode não ser o mais recente, mas é capaz de rodar tudo o que você encontra na loja de apps.
O som é bastante equilibrado, limpo, com médios bem equilibrados, agudos e vocais nítidos e uma quantidade suficiente de graves.
O Android continua limpo mesmo oferecendo alguns recursos exclusivos a marca foi capaz de aprimorar a experiência dobrável além do Android básico.
Os cortes nas fotos e vídeos quando o dispositivo é fechado, pode ser corrigido com uma atualização, a velocidade de carregamento não impressiona e a duração da bateria é média. Mas o desempenho é poderoso o suficiente pra quase tudo, o Snapdragon 8+ Gen 1 não é tão eficiente em termos energéticos quanto seu sucessor, o SD8 Gen 2, que seria o ideal para um telefone flip com uma bateria pequena!
Mas, definitivamente, eu gostei deste celular e é uma recomendação que eu posso fazer pra você! Continuo usando o Razr 40 Ultra como celular secundário por aqui!