Hoje queremos entender qual a taxa de importação e se na prática ainda vale a pena importar produtos de tecnologia, isto é, se assim como eu você mora no Brasil! Acontece que no último ano nós vimos os impostos aumentarem muito por aqui!
E sempre que você precisa comprar algum produto de tecnologia é normal que você pesquise o preço em sites que importam estes produtos mas aí não podemos esquecer a tal “taxa de importação” até porque a diferença normalmente é bem grande!
Mas nós sabemos também que já foi o tempo que você podia comprar tranquilamente e aproveitar estes preços!
Na prática atualmente depois de mexerem bastante nos programas as empresas passaram a recolher o valor dos impostos já no momento da aquisição do produto, ou seja no carrinho! Fazendo o envio da mercadoria com a documentação já preenchida e o imposto ou a taxa de importação recolhida. O que as vezes assusta na hora de comprar!
Na verdade o que mudou foi a percepção de preço, porque você não vai mais encontrar valores muito baixos, e se você pesquisar aqui dentro do Brasil nos sites de varejo os preços são maiores porque já estão com os impostos embutidos, ou seja o problema são mesmo os impostos que são muito altos!
A taxa de importação
Em países como os Estados Unidos por exemplo, o estado com um dos maiores impostos é a Califórnia onde em San Francisco a taxa é 8,5%, já aqui no Brasil nós temos uma variação de 17% a 22%. E isso é apena o Imposto Estadual por aqui!
Ou seja não tem muito o que fazer!
A única vantagem do sistema atual de importação no Brasil é que o produto não para mais na alfândega, e não fica meses parado em Curitiba como acontecia antes, porque ele é encaminhado para a empresa de entregas assim que chega ao país o que faz você receber o produto mais rapidamente!
Eu lembro que antigamente eu comprava produtos importados e o produto passava em média 7 dias pra chegar ao Brasil e mais 90 dias parado pra ser inspecionado pela alfândega!
Eu não sei se você costuma importar produtos, mas eu acredito que pelo menos um ítem você já deve ter pesquisado! De acordo com um estudo encomendado pelo grupo Alibaba, dono do AliExpress 66% dos consumidores Brasileiros “deixaram de comprar” no site após o momento de aplicação do imposto de importação!
Curiosamente outro estudo da consultoria Plano CDE divulgado pelo jornal Folha de S. Paulo mostrou que só 25% do público entrevistado não é contra esse aumento específico nos impostos! Ou seja 25% dos Brasileiros amam os impostos!
Por outro lado, mais de 87% dos entrevistados defenderam que “o mais correto seria reduzir taxações de produtos nacionais” em vez de ampliar a cobrança dos importados.
Eu realmente acredito que este seria o melhor caminho!
Se os produtos nacionais tivessem uma redução na carga de impostos todo mundo sairia ganhando, menos o Governo claro! E isso faria com que as pessoas comprassem mais dentro do país, varias vezes eu paguei um pouco mais caro e preferi comprar algum produto aqui no Brasil por diversos motivos!
Mas em minha opinião mesmo assim em alguns casos ainda vale a pena importar um produto, em outros não vale a pena! Eu deixei alguns exemplos com simulação no vídeo acima, realmente vale a pena você assistir!
Uma alternativa seria:
- Pesquisar muito pra encontrar o menor preço, e não cair na tentação de comprar por links de sites duvidosos você pode terminar caindo em um golpe atraído por preços mais baixos!
- Entrar em nossos grupos de desconto ou pesquisar o que você quer em nosso site o comparador.tech