O Spotify está removendo a exibição das letras das músicas para usuários que não são assinantes pagantes. Ou seja, aqueles que utilizam o plano gratuito da plataforma de streaming não poderão mais visualizar as letras das músicas em geral.
Embora a informação ainda não tenha sido oficialmente confirmada ou comentada pela empresa sueca, diversos usuários no Reddit compartilharam capturas de tela que indicam a restrição do recurso somente aos assinantes dos planos Premium do Spotify.
Uso limitado
Ao que tudo indica, o recurso estará disponível de forma limitada para os usuários não pagantes, com um número restrito de acessos mensais e sem as funcionalidades de sincronização e rolagem automática das letras.
Sabemos que o Spotify disponibiliza um plano gratuito para aqueles que desejam desfrutar dos serviços da plataforma sem custos.
Entretanto, essa modalidade apresenta diversas restrições: além da frequente aparição de propagandas, não é possível, por exemplo, avançar ou retroceder faixas em sua lista de reprodução após determinado período, além de que a reprodução das músicas é feita de forma aleatória.
A apresentação das letras de músicas no Spotify é realizada de diversas maneiras: em muitos casos, a própria empresa sueca entra em contato com gravadoras ou artistas para obter o conteúdo.
Quando isso não é viável, o aplicativo musical conta com uma parceria com o serviço italiano Musixmatch, que disponibiliza não apenas a letra de uma música, mas também a sincronização dela com o áudio.
Por que limitar o acesso às letras das músicas?
Recentemente, o Spotify divulgou que alcançou mais de 600 milhões de usuários ativos em sua plataforma, dos quais mais de 236 milhões são assinantes. Isso corresponde a um aumento de cerca de 15% em sua quantidade de assinantes neste início do ano de 2024, comparado com o mesmo período do ano anterior.
Logo, por essa razão, a plataforma de streaming de músicas está considerando restringir o acesso às letras de músicas em contas gratuitas como forma de incentivar esses usuários a aderirem ao plano Premium.
E você, usa o plano free? O que achou de tudo isso? Para mais novidades e notícias a respeito do mundo da tecnologia, nos siga nas redes sociais! @canaljms