Após os primeiros anúncios de 2024, muito se fala sobre quais serão as especificações dos futuros celulares topos de linha. E não é segredo que a Qualcomm já está trabalhando na próxima geração do seu processador, o Snapdragon 8 Gen 4.
E falando nele, um possível resultado de teste de desempenho pode ter revelado sua incrível potência, capaz de superar qualquer concorrente.
Em uma publicação no X (antigo Twitter), um suposto teste de benchmark do Geekbench 6 mostrou que o sucessor do Snapdragon 8 Geração 3 poderia atingir uma pontuação de 2.845 pontos em um teste single-core e 10.628 pontos em um teste multi-core.
Além disso, foi divulgada uma possível pontuação no AnTuTu, onde o dispositivo alcançaria mais de 3 milhões de pontos – bem acima da média atual do Snapdragon 8 Geração 3, que é cerca de 2,1 milhões. Veja a seguir:
Esses números ultrapassam facilmente os processadores de alto desempenho atuais, como o próprio Snapdragon 8 Geração 3 da Qualcomm e o Apple A17 Pro usado no iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max.
- Snapdragon 8 Geração 4: single-core de 2.845 pontos e multi-core de 10.628 pontos (não oficial)
- Snapdragon 8 Geração 3: single-core de 2.329 pontos e multi-core de 7.501 pontos
- Apple A17 Pro: single-core de 2.926 pontos e multi-core de 7.237 pontos
Lahaina for Nuvia
Um detalhe que chama a atenção é o apelido “Lahaina for nuvia” do processador mencionado no Xs sobre o Geekbench. Na verdade, o Snapdragon 8 Gen 4 é desenvolvido como “Pakala“. Então o que significa Lahaina?
“Lahaina” era o apelido do Snapdragon 888, mas “Nuvia” refere-se aos núcleos personalizados para CPU que devem estrear no futuro chip da Qualcomm, trazendo a tecnologia vista no poderoso Snapdragon X Elite de PCs para os smartphones.
Com isso, existe a possibilidade de que o apelido do Snapdragon 8 Gen 4 tenha sido alterado para fazer referência a um chipset anterior com núcleos atuais.
Quando o Snapdragon 8 Gen 4 deve ser lançado?
Outro rumor forte sobre o novo processador foi divulgado em uma postagem no fórum coreano DC Inside, onde diz que este processador provavelmente virá equipado com a arquitetura Oryon, que promete um desempenho melhor e maior eficiência energética.
Segundo um suposto teste interno realizado pelo fabricante, a CPU conseguiu rodar o jogo Genshin Impact por 45 minutos em resolução Full HD a 60 fps, o qual é conhecido por ser um dos jogos mais pesados para Android.
Essa especulação parece confirmar o desempenho avançado da placa de vídeo Adreno 830, que deverá trabalhar em conjunto com o Snapdragon 8 Gen 4. Espera-se que essa combinação supere em até 10% os resultados obtidos pelo Apple Silicon M2. Além disso, há expectativas de que a tecnologia de litografia de 3 nanômetros da TSMC também esteja presente na plataforma Dimensity 9400 da MTK.
Mais informações devem ser divulgadas nos próximos meses conforme a data do anúncio se aproxime. Atualmente, o Snapdragon 8 Gen 3 é o chipset mais poderoso da Qualcomm, e o Snapdragon 8 Gen 4 deve nos surpreender ainda mais. O novo processador provavelmente será lançado no último trimestre deste ano.
Assim que tivermos mais notícias sobre esta e outras novidades do mundo da tecnologia, vamos te atualizar por aqui e nas redes sociais do @canaljms!