A disputa entre as fabricantes de semicondutores atualmente tem dois nomes no topo, Snapdragon 8 Gen 3 da Qualcomm e o Dimensity 9300 da MediaTek, e deve se acirrar ainda mais na próxima geração!
Os próximos processadores da linha mobile, deve usar as plataformas feitas no processo de 3 nanômetros, é esperado que o Snapdragon 8 Gen 4 e o Dimensity 9400 sejam lançados com essa arquitetura, o que promete um salto significativo em performance e eficiência energética.
O processador Dimensity 9300, chipset da gigante MediaTek, foi desenvolvido para smartphones Android premium, ele chama atenção por ser o primeiro processador a apostar em uma CPU que é composta de apenas núcleos de alto desempenho! Em tese isso supera o Snapdragon 8 Gen 3 e outras fabricantes!
O Dimensity 9300 da MediaTek já deu as caras no AnTuTu superando 2 milhões de pontos, o Dimensity 9300 foi testado no vivo X100 em uma versão com 16 GB de RAM LPDDR5T, e 1 TB de armazenamento UFS 4.0 com sistema Android 14.
A pontuação que foi registrada no AnTuTu foi de 2,24 milhões de pontos. Para fins de comparação, o Snapdragon 8 Gen 3 testado no realme GT5 Pro marcou 2,13 milhões de pontos, o que significa que ambos estão quase empatados no quesito desempenho, mas o chipset da MediaTek está um pouco a frente!
A diferença pode estar relacionada aos quatro núcleos Cortex-X4 no chip da MediaTek, a Qualcomm optou por utilizar apenas um para aumentar a sua eficiência energética.
Dimensity 9300 e o All Big Core Design
Outra diferença em relação ao Snapdragon 8 Gen 3 está na GPU, a MediaTek utiliza a Immortalis G720 de 12 núcleos ao invés de uma Adreno 750.
O ponto de maior destaque do processador da MediaTek é a CPU, deixando de lado os núcleos de alta eficiência que são mais econômicos, a fabricante aposta em uma configuração agressiva composta apenas de núcleos de alto desempenho, ao qual ela chama de “All Big Core Design”.
O uso da litografia N4P de 4 nm da TSMC, pode ser um dos pontos que trabalhe a favor do Dimensity 9300. As tecnologias da fabricante TSMC normalmente superam a sua concorrente, e oferece mais velocidade e eficiência. Durante o anúncio dos Cortex-X4, A720 e A520, a própria ARM sugeriu que ao trabalhar em um estado limitado de energia, o Cortex-A720 é equivalente ao Cortex-A520.
Nos melhores resultados obtidos pelo chip da Qualcomm, o Snapdragon 8 Gen 3 promete atingir 2.295 pontos em single-core e 7.560 pontos em multi-core, com estes dados apresentados o processador da MediaTek supera o da Qualcomm em média de 5%. Claro que os testes podem mudar de acordo com o desempenho de cada modelo de celular! Porém, se pegarmos apenas os testes apresentados o chip MediaTek supera o Snapdragon o que é um grande marco para a fabricante.
Se comparado ao Dimensity 9200, o novo chipset da Mediatek conseguiu um aumento de desempenho de oito vezes em tarefas especificas de IA generativa. Além disso o Dimensity vem embarcado com um novo chip de inicialização segura, ambiente de computação isolado e Memory Tagging Extension do Armv9. O chipset ainda traz suporte para o Wi-Fi 7 e 5G sub-6 GHz em downlink de até 7 Gbps.
Apesar de alcançar um pico de desempenho que devemos reconhecer, o processador Dimensity 9300 da MediaTek chegou a sofrer uma queda rápida e brusca de performance com redução de mais de 50% após testes extremos de aquecimento, então devemos aguardar novos testes e resultados a medida que o processador chegue a mais dispositivos Android.
Com informações do Android Authority