A notícia que pegou todo mundo de surpresa no último final de semana: Sam Altman foi demitido da OpenAI. Tudo aconteceu na sexta-feira (17), depois que o conselho disse que “não confia mais na capacidade dele de continuar liderando a OpenAI.”
Altman é visto por muitos como o líder da revolução da IA, e se tornou um dos nomes de maior destaque no mundo da tecnologia. Greg Brockman, presidente da empresa e aliado de Sam, também foi retirado do cargo. No entanto, ele pediu demissão em seguida, junto a três pesquisadores sêniores da OpenAI.
E após um fim de semana de negociações para tentar trazer o Altman de volta para a OpenAI, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, anunciou que tanto Sam Altman quanto Greg Brockman vão se juntar para liderar o novo time de pesquisa avançada de IA da Microsoft. Altman será o CEO desse novo grupo.
“Estamos muito animados para compartilhar a notícia que Sam Altman e Greg Brockman, junto com colegas, vão se juntar à Microsoft para liderar um novo time de pesquisa avançada de IA”
Satya Nadella, CEO da Microsoft
Além disso, o CEO também complementou dizendo: “Estamos ansiosos para agir rápido para fornecer a eles os recursos necessários para o sucesso deles.”
Planos da Microsoft
Em um post no X (antigo Twitter), Altman reconhece que estava indo para a Microsoft ao repostar o Nadella com a mensagem “a missão continua.” Nadella respondeu dando algumas dicas de como ele vê o novo papel de CEO do Altman na Microsoft.
“Nós aprendemos muito ao longo dos anos sobre como dar espaço para fundadores e inovadores construírem identidades e culturas independentes dentro da Microsoft, incluindo GitHub, Mojang Studios e LinkedIn, e eu estou ansioso para ver você fazer o mesmo.”
A Microsoft normalmente só dá um título de CEO para líderes de negócios separados ou grandes dentro da gigante do software. O chefe do Xbox, Phil Spencer, foi nomeado CEO da Microsoft Gaming recentemente, com a Microsoft usando ou mantendo cargos de CEO para várias de suas aquisições, incluindo GitHub, LinkedIn, Mojang e Activision Blizzard. Isso pode indicar planos maiores para o novo time de pesquisa avançada de IA dentro da empresa.
Brockman também revelou que o novo time na Microsoft vai incluir alguns talentos importantes da OpenAI. Em seguida, Jakub Pachocki, diretor de pesquisa da OpenAI, deve se juntar a uma posição de liderança sem nome no time de pesquisa avançada de IA da Microsoft.
Já o cientista de pesquisa da OpenAI, Szymon Sidor e o chefe de preparação Aleksander Madry também vão se juntar à Microsoft em posições de liderança, de acordo com o Brockman. Alguns dos funcionários da OpenAI também estão postando “a OpenAI não é nada sem as pessoas” no X, em um sinal de mais demissões por vir.
O futuro de Altman
Em contrapartida, Altman ainda chegou a negociar com a diretoria para voltar como CEO da OpenAI, pouco depois sendo negado pelo conselho da empresa. Tudo isso de acordo com diversas fontes que relataram para o The Verge.
Em vez disso, o ex-CEO e co-fundador da Twitch, Emmett Shear, foi nomeado como CEO interino. Ele vai assumir o lugar de Mira Murati, que foi nomeada CEO interina da OpenAI após a demissão surpresa do Altman na sexta-feira.
De acordo com o The New York Times, Altman teria apresentado uma startup separada para construir chips personalizados de IA para investidores recentemente. Sendo rivais da Nvidia, chamados de Unidade de Processamento. O projeto TPU tinha o codinome “Tigris”, atraindo várias empresas de capital de risco e até interesse da Microsoft.
Chip de IA
Por coincidência (ou não) o novo time de pesquisa avançada de IA da Microsoft, liderado por Altman, é anunciado logo depois da empresa anunciar que construiu seu próprio chip de IA personalizado. Assim, o chip pode ser usado para treinar modelos de linguagem grandes, e possivelmente evitar uma dependência da Nvidia. A Microsoft também construiu seu próprio CPU baseado em Arm para cargas de trabalho na nuvem.
Acima de tudo, é importante ressaltar que a big tech ainda possui um “investimento multibilionário” na OpenAI, que dizem valer cerca de 10 bilhões de dólares. Lembrando que a Microsoft é a parceira exclusiva de nuvem da empresa. Além disso, os serviços de nuvem da Microsoft alimentam todas as cargas de trabalho da OpenAI em produtos, serviços de API e pesquisa.
A verdade é que tudo está acontecendo rapidamente. De qualquer forma, vamos te atualizar de tudo nas redes sociais do @canaljms, então fica de olho!