O Ministério da Indústria e Comércio da Rússia informou que já iniciou diálogos com empresas e departamentos interessados no desenvolvimento de um console de jogos russo.
A Rússia está considerando a possibilidade de estabelecer um ecossistema nacional de videogames com desempenho comparável ao Xbox e PlayStation, conforme orientação emitida em março deste ano pelo presidente Vladimir Putin.
Até o momento a assessoria de imprensa do Ministério da Indústria e Comércio não mencionou quais empresas estão interessadas no projeto.
Grande proposta da Russia
Atualmente, o setor de jogos eletrônicos é um dos mais rentáveis do mundo, superando significativamente até mesmo a indústria cinematográfica.
Desde 2022, grandes empresas como Sony e Nintendo interromperam as vendas de consoles e jogos físicos, além de fecharem suas lojas virtuais na Rússia como uma forma de protesto contra a invasão da Ucrânia.
A estratégia do governo russo seria uma maneira de contornar o boicote e promover o desenvolvimento de uma indústria local de games com potencial para gerar receita, pelo menos em âmbito nacional e entre países que compartilham das políticas externas russas.
Enorme desafio
É importante considerar que os consoles utilizam diversas tecnologias e hardwares avançados, desenvolvidos por meio de parcerias internacionais.
Conforme Anton Fomin, líder de projetos de varejo da empresa Fplus IT na Rússia, a concretização de um console de jogos russo não será tão simples como o governo deseja transmitir. “Ninguém possui a expertise necessária para fabricar um console PlayStation ou Xbox próprio”, destaca Fomin.
Mesmo empresas renomadas como AMD e NVIDIA encontram obstáculos ao tentar produzir integralmente localmente seus componentes essenciais que impulsionam a base de produtos complexos como os consoles.
Ainda não sabemos uma possível data de lançamento. Siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades em meio ao mundo da tecnologia! @canaljms