A Microsoft introduziu o Recall, uma ferramenta baseada em IA integrada ao Windows, projetada para a nova era de computadores com capacidades de inteligência artificial.
Este software, descrito como uma evolução do já conhecido Explorador de Arquivos, usa da IA para buscar por documentos e sessões anteriores com uma precisão comparável à de uma “memória fotográfica”, conforme descrito pela própria empresa.
Como o Recall funciona
Anteriormente conhecido nos bastidores como “AI Explorer”, o Recall elimina a necessidade de memorizar nomes de arquivos ou localizações de pastas. Em vez disso, os usuários podem solicitar ao assistente que encontre informações específicas utilizando linguagem natural.
O sistema apresenta uma linha do tempo detalhada, marcando as datas de criação ou acesso aos arquivos, complementada por pré-visualizações que facilitam a localização dos dados desejados.
O mecanismo se vale de tecnologias avançadas de reconhecimento de caracteres e análise de textos e imagens para rastrear os arquivos corretos, vasculhando aplicativos, conteúdos de documentos e histórico de navegação. Assim, uma pesquisa por “fotos da viagem” resultará em achados distintos de uma busca mais específica, como “fotos da viagem de natal”.
A Microsoft assegura que todos os dados de pesquisa são armazenados localmente, oferecendo aos usuários a opção de excluir pré-visualizações específicas, restringir o intervalo de tempo da busca ou selecionar quais aplicativos e sites serão incluídos na pesquisa. Além disso, o recurso pode ser desativado conforme a preferência do usuário.
Especificações necessárias
O Recall é exclusivo dos PCs Copilot+, uma linha de computadores desenhada para maximizar o uso de recursos de IA. Estes dispositivos são equipados com chips que possuem uma Unidade de Processamento Neural (NPU), especializada em otimizar operações que envolvem inteligência artificial.
Os requisitos mínimos para o uso do Recall incluem:
- Processador ARM 64;
- Chips Snapdragon X Elite ou X Plus;
- 225 GB de espaço de armazenamento disponível;
- 16 GB de memória RAM.
O lançamento do Recall será inicialmente em idiomas como alemão, chinês (simplificado), espanhol, francês e inglês, com possibilidade de expansão para outros idiomas no futuro. Espera-se que mais detalhes sejam divulgados na conferência Microsoft Build 2024, que ocorrerá amanhã.
Assim que tivermos mais informações sobre as novidades do Windows, vamos te informar nas redes sociais do CanalJMS. Por isso, é importante que você nos siga no Instagram e acompanhe nosso canal no YouTube, além de acompanhar nossos posts diários por aqui também!