Você já deve ter percebido que nos últimos lançamentos de smartphones da Motorola um recurso vem chamando bastante atenção que é a RAM Boost ou RAM Virtual, é comum ver os novos celulares da marca que as vezes tem 4GB de memória RAM sendo anunciados como 12GB de RAM.
No site da Motorola se voce pesquisar por exemplo pelo Moto G15 você vai perceber que o anúncio mostra 12GB RAM Boost, enquanto o Moto G55 apresenta 16GB Ram Boost e eu sequer encontro na ficha técnica a memória real física instalada!
Outras marcas como a Samsung também tem usado a RAM Virtual embora a marca chame o recurso de RAM Plus, mas até o momento eu não tenho visto a marca usando o recurso na hora de anunciar seus novos celulares! Mas sim, temos a Ram Plus nos celulares Samsung, desde o mais básico da marca como o A06, até o Z Fold 6 que é o mais potente.
O mesmo acontece com a Xiaomi que tem RAM Virtual, também conhecida como RAM Plus, em alguns dos modelos inclusive a HyperOS 2.0 melhorou a RAM Virtual e expandiu as opções para até 16 GB o que faria com que um celular da marca de 8GB tivesse 24GB com a RAM Plus! Mas como esse recurso funciona, e será que vale a pena e faz mesmo diferença na prática comprar um celular com RAM Boost ou RAM Plus anunciada?
Memória RAM Virtual
A RAM Virtual é chamada por nomes diferentes pelas marcas, como RAM Boost na Motorola, RAM Plus na Samsung e na Xiaomi, Dynamic RAM na Realme ou Expansão de RAM na Oppo. A tecnologia no entanto faz a mesma coisa!
Pra você entender melhor, a RAM Virtual é um recurso que usa a parte livre da memória interna do celular para aumentar a Memória RAM, o que pode ajudar no desempenho do smartphone, principalmente quando se usa aplicativos mais pesados. O recurso já existe há um certo tempo eu sei mas a Motorola começou a usar o termo RAM Boost em todos os celulares que estão sendo lançados do ano passado pra cá! E ela pode fazer isso usando avisos legais como tem feito!
Na prática a velocidade de um smartphone é determinada pela potência do processador e pela quantidade total de memória RAM, que gerencia os recursos do sistema operacional e todos os aplicativos.
O problema é que em alguns anúncios como este que eu recebi do Mercado Livre parece que o Moto G34 tem 16GB de RAM quando na verdade ele tem apenas 8GB.

O problema é que em alguns anúncios, o Moto G15 de 256GB é apresentado com 12GB RAM Boost e na descrição a memória RAM consta como 12GB, o que não é verdade! Talvez por desconhecimento do vendedor, o problema é que quando alguém pergunta sobre a memória RAM, a informação é que são mesmo 12GB de RAM e por mais que a função RAM Boost seja interessante este celular tem apenas 4GB de RAM em sua ficha técnica!
Mas o usuário normalmente não sabe disso! Eu não tenho absolutamente nada contra a RAM virtual, mas acredito que isso tem que estar claro para o usuário que vai comprar o produto!
RAM Boost
Por outro lado, se você tem um celular da Samsung e deseja ativar o recurso e fazer o celular ter mais folego, você pode ir até configurações, assistência do aparelho, memória, e ativar abaixo o recurso de RAM Plus caso ele não esteja ativado!
Já no Galaxy A06 eu só tenho a opção de 4GB adicionais, e já veio ativado por padrão de fábrica! É um meio da Samsung entregar um celular básico aparentando ter um desempenho melhor, mas consumindo parte da memória interna do celular que fica bloqueado pelo sistema!
A mesma coisa acontece no celular da Motorola, o Moto G35 tem apenas 4GB de Memória RAM o que seria muito pouco pra um celular como este, mas a performance do celular funciona como se ele tivesse 8GB porque ele está usando 4GB de otimização de RAM, ele vem com o modo automático de fábrica mas você pode escolher até 8GB para o celular performar com até 12GB de RAM.
Como ativar a RAM Plus no celular Samsung
O primeiro passo para fazer a configuração da RAM Plus no celular Samsung, é acessar: Assistência do Aparelho e Bateria.

O segundo passo é selecionar memória, e em seguida tocar em RAM Plus, para selecionar a quantidade de memória que estiver disponível!

Claro, esteja ciente que você estará abrindo mão de parte do seu armazenamento interno, é um recurso que tem se tornado cada vez mais comum em smartphones Android e com a chegada da Inteligência Artificial ele será muito usado, uma vez que a IA depende de muita RAM para processamento local.
Na prática ao usar a RAM Virtual, você consegue ampliar o desempenho do celular seja em games ou em outras atividades mais pesadas. Isso porque o software desloca parte dos processos em segundo plano para o armazenamento, liberando a RAM para a atividade principal, mas o desempenho não é o mesmo!
No caso da Xiaomi com a HyperOS 2, o uso da tecnologia vai além, porque permite que alguns celulares topo de linha da marca possam ter até 32 GB de RAM (16 GB físicos e 16 GB virtuais).
Mas o problema em vender um dispositivo se apoiando na RAM virtual é que este tipo de memória não é a mesma que a memória RAM dos celulares, embora possa atuar como RAM adicional quando necessário!
Celulares em Oferta
- Galaxy A35 128gb – https://amzn.to/3DBTbBi
- Samsung Galaxy A55 256gb – https://mercadolivre.com/sec/2bPkSXC
- Moto G35 256gb – https://mercadolivre.com/sec/22s5snf
- Moto G55 – https://amzn.to/49QkJyO
- Motorola Moto G75 – https://amzn.to/3DxT2yL
- Xiaomi Redmi Note 13 – https://amzn.to/3DRDUw8
Conclusão RAM Boost / RAM Virtual
A RAM virtual pode ser uma correção temporária para gerenciar multitarefas quando a RAM física está baixa, mas não é tão eficaz quanto atualizar a RAM real primeiro porque o Armazenamento Interno armazena dados sequencialmente e devem ser lidos do início, e a RAM física opera em velocidades muito mais altas, oferecendo acesso mais rápido a dados e multitarefas.
O benefício é que ele permite que aplicativos de baixa prioridade continuem rodando em segundo plano. Mas aplicativos de jogos ativos não ganham mais fluidez na prática, pois teoricamente nunca usam RAM virtual.
Já sem a RAM virtual, um telefone desliga aplicativos em segundo plano sempre que um aplicativo em primeiro plano demanda mais memória do que a disponível. Mas não podemos negar que a RAM virtual é muito mais lenta do que a RAM real!
A quantidade alocada reduz o seu espaço de armazenamento, e precisamos levar em conta que o armazenamento não foi projetado para leituras e gravações rápidas, arriscando encurtar a vida útil deste tipo de memória por causa do desgaste do armazenamento, devido à execução contínua de vários aplicativos em segundo plano e jogos que exigem muita memória ao mesmo tempo.
Há inclusive uma discussão sobre um consumo maior na duração da bateria, já que seu objetivo é permitir que mais aplicativos em segundo plano continuem sendo executados, em vez de encerrá-los.
Mas não há uma resposta definitiva. Pode ser benéfico para algumas coisas ou pode ser ruim. Tudo depende da sua experiência. — dá a impressão de que o aparelho é mais capaz do que antes. Na melhor das hipóteses, o truque de marketing é bom para manter mais aplicativos em execução em segundo plano, mas tem pouco impacto na melhoria do desempenho geral do telefone ou na execução de aplicativos pesados.