A Qualcomm acaba de anunciar a sua nova geração de chipsets topo de linha para celulares. O Snapdragon 8 Gen 3 que promete trazer a Inteligência Artificial (IA) generativa para dentro dos smartphones, além de alta performance e melhorias para jogos que teriam qualidade de console nos dispositivos móveis.
Mas a IA generativa é o carro chefe desta atualização. A Qualcomm destacou a parceria com a Meta para utilizar o grande modelo de linguagem (LLM) Llama 2 nos dispositivos equipados com o chipset. Assim, os celulares equipados com o Snapdragon 8 Gen 3, permitirão que os usuários criem imagens “em uma fração de segundo” além de contar com interação por voz.
A Qualcomm explicou ainda em comunicado, que rodar os modelos de linguagem direto dos dispositivos tem como principal vantagem a privacidade, já que todos os dados são processados localmente.
Como de costume na indústria, o novo chipset Snapdragon 8 Gen 3 virá embarcado nos principais celulares de 2024. O novo chipset pode, por exemplo, executar uma média de 20 tokens por segundo isso dá 10 bilhões de parâmetros. Segundo a empresa, isto é um salto significativo de 98% em velocidade na NPU Hexagon com 40% a mais de eficiência em comparação com o 8 Gen 2.

Especificações Técnicas
O Snapdragon 8 Gen 3, também traz uma nova arquitetura de CPU – 64-bit e 4 nanômetros- com as seguintes definições:
1 núcleo principal de até 3,3 GHz (Arm Cortex-X4);
2 núcleos de eficiência de até 2,3 GHz;
5 núcleos de performance de até 3,2 GHz.
De acordo com a marca, este formato traz uma performance até 30% mais rápida, e com a ajuda da GPU Adreno, percebe-se uma melhoria de até 25% na velocidade e aumento na eficiência igualmente.
Também existe uma percepção de melhora significativa pra jogos, onde a aceleração em tempo real de ray tracing é feita por hardware, mas o novo chipset também traz suporte a Unreal Engine 5 Lumen Global Illumination and Reflections! Além do HDR para jogos com profundidade de cores de 10-bit.
Durante o anúncio que aconteceu no Snapdragon Summit, a Qualcomm revelou que o chipset deve chegar em celulares de marcas conhecidas como: Asus, Honor, Nubia, OnePlus, Oppo, Realme, Redmi, Sony, Vivo, Xiaomi e ZTE.

A Samsung não aparece na lista mas podemos ter o Snapdragon 8 Gen 3 em alguns celulares da marca como o novo Galaxy S24 Ultra que apareceu recentemente em testes de bench com o novo chipset!
A Qualcomm afirmou que o lançamento traz o recurso Adreno Frame Motion Engine 2.0 (AFME) que ele pode recriar frames para tornar a experiência de jogo mais fluida! Com títulos que rodam a 60 fps sendo reproduzidos a 120 fps! Tudo isso em displays de 1 Hz até 240 Hz.
Mas o novo chipset da Qualcomm promete ainda mais capacidades no pós processamento de imagens utilizando inteligência artificial.
Câmeras com IA!
O Snapdragon 8 Gen 3 traz uma série de melhorias baseadas em IA para as câmeras dos smartphones. Entre todas as possibilidades, uma nova função chamada Video Object Eraser, chama atenção, como o próprio nome diz, a função que permite remover objetos e até pessoas que aparecem nos vídeos.
Mas ele também pode expandir imagens, criando áreas que podem ter sido cortadas do quadro!
Câmeras de até 200 MP podem usar o novo chipset da Qualcomm, que utiliza IA para determinar o foco automático, exposição e balanço de branco. Ele também traz suporte para gravações de vídeo em até 8K com HDR, além dos formatos de coloração de 10-bit e Rec. 2020!
Outro recurso destacado pela Qualcomm é a capacidade de gravação com o modo Night Vision! Ou seja, não apenas fotos, mas vídeos terão suporte a melhoria considerável de gravação ao usar o modo noturno que ilumina e capta muito mais luz na hora da gravação de vídeos a noite!
Carregamento e Conectividade
No carregamento, o Snapdragon 8 Gen 3 traz suporte ao Quick Charge 5, que aceita carregadores acima dos 100 watts. E em conectividade, o chipset já chega com suporte ao Wi-Fi 7, já funciona com o novo bluetooth 5.4 e claro tem a tecnologia 5G embarcada!
O novo chipset é compatível com os modelos de memória LPDDR5X e até 24 GB no total! Ao que parece o novo chipset promete, e deve ser embarcado na maior parte dos celulares topo de linha em 2024!