Caso tenha adquirido uma Smart TV recentemente, é provável que tenha se deparado com discussões sobre a resistência desses aparelhos. Inclusive, em nosso canal do Youtube, ao publicarmos vídeos sobre TVs, é comum encontrarmos comentários de usuários que lamentaram a compra de determinado modelo.
Existem várias questões distintas que podem surgir ao utilizar uma televisão, porém muitas delas têm custos elevados demais para justificar o conserto.
Seja devido a um defeito na fonte de energia, na placa-mãe ou até mesmo nos LEDs que podem apresentar falhas, assim como no próprio painel da televisão, seja ele LCD, LED ou de outra tecnologia.
Por que as TVs duram menos?
Alguns consumidores acreditam que o principal problema está associado a um conceito conhecido como ”obsolescência programada”.
Essa ideia sugere que os produtos são projetados para terem uma vida útil cada vez mais curta, incentivando a compra de novos itens e impulsionando a economia.
Para atender a essas questões e garantir a durabilidade da sua Smart TV, costumo adotar algumas precauções. Confira todas elas logo abaixo.
05 – O efeito do calor
Um dos principais motivos que influenciam na redução da vida útil das televisões é o calor!
Os aparelhos televisores modernos geram uma quantidade considerável de calor, especialmente quando utilizados por longos períodos de tempo! Além disso, fatores como o nível de brilho ajustado na televisão e as condições climáticas do ambiente podem ocasionar superaquecimento em alguns equipamentos, resultando em falhas!
Leia também:
Esse excesso de calor pode danificar os componentes eletrônicos internos, diminuindo a durabilidade da TV e causando falhas inesperadas! Se a luz solar incide diretamente sobre sua televisão? Isso pode ser um problema!

A exposição prolongada da televisão à luz solar pode afetar negativamente seu desempenho e tempo de vida útil, principalmente se estiver sendo utilizada enquanto exposta ao sol!
O calor proveniente do sol pode prejudicar os componentes internos da TV, como placas de circuito e chips eletrônicos. Isso pode resultar em problemas operacionais e até mesmo na falha total do aparelho.
Portanto, a recomendação é evitar a exposição direta ao sol e não utilizar a TV por longos períodos consecutivos; permitir que ela esfrie um pouco após uso prolongado certamente ajudará a evitar problemas!
04 – O efeito dos surtos elétricos
Outra questão que pode ocasionar problemas em sua TV está relacionada à energia!
Surtos de energia podem acontecer por causa de tempestades, picos na rede elétrica ou falhas em equipamentos elétricos. Esses surtos podem danificar peças eletrônicas sensíveis da televisão, resultando em danos permanentes e diminuindo sua vida útil.

Se a energia em sua residência oscilar frequentemente, é aconselhável usar um filtro de linha de qualidade para proteger sua TV e outros aparelhos eletrônicos.
Na descrição, estão listados alguns filtros de linha recomendados por serem acessíveis e oferecerem excelente proteção.
03 – O brilho da TV
Algumas televisões mais recentes possuem controle automático de iluminação, o que é excelente pois contribui para a durabilidade do painel da televisão. Na descrição deste vídeo, você encontrará links para algumas TVs que utilizo em casa e recomendo bastante!
Caso sua TV não tenha essa funcionalidade, sugiro acessar as configurações do aparelho e reduzir o brilho. Utilizar a TV com brilho no máximo pode diminuir a vida útil do dispositivo. Se for necessário manter o brilho elevado, experimente reduzir a luminosidade do ambiente, desligando luzes ou instalando cortinas!
02 – Falta de ventilação
Conforme discutimos anteriormente, o calor representa uma das principais ameaças aos dispositivos eletrônicos, especialmente os mais sensíveis, como as TVs. Portanto, é aconselhável manter a TV afastada alguns centímetros da parede e garantir que o ambiente conte com ventilação adequada para que a TV possa dissipar o calor.

Caso o ambiente esteja excessivamente quente, é certo que a vida útil da sua TV será significativamente reduzida.
01 – Manusear o aparelho
Muitas vezes é necessário fixar a televisão na parede ou movê-la de um lugar para outro. Ao segurar o aparelho, é possível pressionar a tela, ou até mesmo, dependendo do tamanho, pegá-lo de maneira desigual, o que pode torcer as placas de circuito interno em alguns milímetros. Isso pode resultar em defeitos na TV.
Portanto, ao mudar a posição da sua televisão na próxima vez, tenha bastante cautela, pois é nesse momento que 80% dos problemas ocorrem!
Gostou das dicas? Para mais matérias de dicas e outras a respeito de tudo que acontece no mundo da tecnologia, acompanhe nosso blog diariamente e siga-nos nas redes sociais! @canaljms