A Apple está testando alguns dispositivos com AI, e o jornalista Mark Gurman do portal Bloomberg contou três projetos que a empresa está fazendo por dentro: um anel inteligente para disputar com o Galaxy Ring, óculos com IA para ser uma opção mais leve que o Vision Pro, e AirPods com câmera… vai entender.
Entretanto, o repórter menciona que vários dos planos talvez não se concretizem, sendo apenas conceitos que as equipes da Apple estão explorando. “A companhia não está de fato desenvolvendo um produto desse tipo, mas há indivíduos dentro da Apple que estão apoiando a proposta”, comenta o repórter sobre o anel inteligente.
O projeto dos óculos inteligentes estaria em fase de “pesquisa tecnológica” na parte de engenharia de hardware, enquanto o conceito estranho de um AirPods com câmeras ainda estaria sendo avaliado.
Anel da Apple?
Com o intuito de promover a saúde e o bem-estar, um anel inteligente desenvolvido pela Apple seria direcionado a indivíduos interessados em monitorar sua saúde diariamente por meio de um dispositivo discreto, livre de notificações, aplicativos e telas que possam causar distrações.
Assim como o Oura Ring 3 e o futuro Galaxy Ring da Samsung, esse dispositivo tem a capacidade de monitorar batimentos cardíacos, padrões de sono, respiração e atividades físicas em um formato compacto e leve, diferindo de relógios e pulseiras inteligentes.
Além de ter uma longa duração de bateria, um Smart Ring tem como vantagem adicional um preço mais acessível em comparação com os relógios inteligentes. Os planos de desenvolvimento da Apple para esse dispositivo estão documentados em patentes, porém a data de produção ou lançamento oficial ainda é desconhecida.
Óculos inteligentes
Em uma direção diferente do Vision Pro, a Apple está desenvolvendo óculos inteligentes que poderiam concorrer com o Echo Frames da Amazon e os Ray-Ban Smart Glasses da Meta.
O propósito por trás de um óculos inteligente é de contar com uma assistente virtual disponível o tempo todo, câmeras incorporadas para capturar momentos do dia a dia de forma mais simples e prática, porém sem um visor para exibir notificações e desviar a atenção do usuário.
Uma estrutura mais básica e peças internas mais econômicas contribuiriam para reduzir o custo final do aparelho em comparação com o Vision Pro, cujo propósito é ser um “computador de última geração”.
Com a popularidade dos óculos inteligentes aumentando a cada dia, além do novo produto da colaboração entre Ray-Ban e Meta, é possível que outras marcas também entrem nesse mercado competitivo, e a Apple pode ser uma destas empresas.
AirPods com câmeras?
Além disso, a marca está considerando expandir as capacidades do AirPods para além do áudio, incluindo sensores de saúde, inteligência artificial e até câmeras nos fones de ouvido. Um projeto denominado B798 foi iniciado em 2023, no qual os engenheiros da Apple estão explorando a possibilidade de integrar câmeras de baixa resolução em fones de ouvido com o mesmo formato dos AirPods atuais.
Esses sensores de foto poderiam ser usados para “capturar dados que seriam processados por inteligência artificial e ajudar as pessoas no dia a dia.” Qual a sua opinião sobre?
Leia também:
- Samsung apresenta Galaxy Ring, seu anel inteligente durante a MWC 2024
- Air Glass 3: Óculos de realidade aumentada da Oppo é anunciado na MWC 2024
Houve rumores sobre a possibilidade de a segunda geração dos AirPods Pro incluir sensores de saúde, porém não há certeza se essa funcionalidade será incorporada à terceira geração do dispositivo ou se é apenas uma ideia em fase de teste.
De qualquer forma, informações adicionais sobre o desenvolvimento interno de todos os produtos mencionados por Gurman provavelmente serão divulgadas nos próximos meses (ou anos), caso a Apple decida comercializá-los.
Para ficar sabendo de mais novidades sobre o mundo da tecnologia, não se esqueça de seguir o CanalJMS no Instagram, acompanhar os vídeos semanais postados lá no canal no YouTube e conferir nossas atualizações diárias por aqui também!