Seja uma TV, um Notebook, um smartphone, câmera digital, fones de ouvido, qualquer dispositivo atualmente usa um Cabo USB para conexão, transmissão de dados ou mesmo para carregamento!
É muito provável que você tenha alguns cabos em sua gaveta, o grande problema que gerou a mudança no padrão é que você deve ter cabos diferentes, USB A, USB B, Mini USB, Micro USB, e alguns USB-C, ou seja é algo sem necessidade pelo simples fato de não ter uma padronização na indústria!
As vezes você sequer sabe a diferença entre um e outro, só sabe que o micro USB por exemplo, não encaixa no USB-C, e vice versa…
E desde que o padrão USB começou a encher as nossas gavetas de cabos, é mesmo comum confundir os padrões e suas conexões. Entretanto, a tendência é que em breve o consumidor não precise mais se preocupar com isso, enfim uma boa notícia pra gente!
Se você já é inscrito aqui no CanalJMS, e acompanha nossos vídeos, você percebeu que em alguns deles eu falei de uma lei que estava em tramitação na Comissão Europeia, para tratar da padronização do tipo de porta USB-C e defini-lo como padrão.
E na semana passada, o Parlamento Europeu enfim aprovou o regulamento que determina a porta USB-C como padrão em dispositivos eletrônicos. Ou seja, até mesmo a Apple terá que se adaptar e mudar a sua conexão padrão do Lightining que só eles usam para o USB-C!
Veja como vai ficar, a partir de 2023 com as fabricantes sendo “obrigadas” a adotar o novo padrão estabelecido USB-C, inclusive com as novas nomeclaturas!
Vale lembrar também que o USB Promoter Group, anunciou recentemente a versão 2.0 do USB 4, alcançando a incrível velocidade de 80 Gbps. O número é o dobro prometido pelo máximo de 40 Gbps alcançado pelo Thunderbolt 4 da Intel.
A versão 2.0 do USB 4 vai funcionar pelo conector USB-C, o formato mais moderno atualmente usado na maioria dos celulares e que tem aparecido muito também em notebooks mais recentes. Ele é retrocompatível com versões passadas do USB até o 2.0, mas não com o USB 1, a primeiríssima geração da tecnologia, que já tem mais de 25 anos.
Com a nova versão do USB 4, vai ser mais importante avaliar o tipo de cabo sendo comprado, além da conexão. Afinal, apenas modelos mais recentes de fios devidamente preparados para versão 2.0 poderão alcançar a velocidade de 80 Gbps.