Ao que tudo indica, o iPhone terá um novo modo de segurança que visa proteger as senhas e os dados sensíveis dos usuários em casos de perda, furto ou roubo do aparelho. A Apple está trabalhando em um recurso que inclusive já aparece no iOS 17.3 beta, lançado pela empresa nesta terça-feira (12).
O recurso se chama “Stolen Device Protection” algo como Proteção de Dispositivo Roubado em tradução livre, o que o recurso faz é adicionar uma camada extra de segurança ao celular. Assim, caso outras pessoas tenham acesso ao seu smartphone, elas ficariam impedidas de acessar os dados sigilosos ou mesmo de realizar modificações importantes no celular, mesmo se souberem o código de desbloqueio!
O novo recurso parece responder às preocupações que foram levantadas nos relatórios do The Wall Street Journal, que descreveu como os ladrões observam suas vítimas digitando as senhas do iPhone e depois roubando seus dispositivos. Isso daria aos ladrões acesso as informações pessoais e financeiras armazenadas nos dispositivos – em seguida eles costumam bloquear o acesso das vítimas às suas contas do iCloud e gastar milhares de dólares usando informações de pagamento salvas no dispositivo da Apple.
Nova função da Apple
Com a nova função habilitada, a ferramenta impede o uso de senhas e chaves de acesso no iCloud, de desligar o modo de aparelho perdido, e também impede que o ladrão consiga excluir conteúdos do telefone e usar os métodos de pagamento cadastrados. Nos Estados Unidos, o recurso também bloqueia a visualização do Apple Card virtual ou mesmo dele solicitar um novo cartão!
Como a proteção deve funcionar?
Para executar essas tarefas, a Proteção de Dispositivo Roubado exige autenticação biométrica com Face ID ou Touch ID. Além disso, quando ocorre a troca da senha do Apple ID e a desativação do app Buscar, o mecanismo solicita outra autenticação após uma hora, caso o iPhone esteja distante de locais conhecidos.
A expectativa é que ações como essa sejam dificultadas pela tecnologia. Mesmo que um ladrão observe o usuário digitando a senha e depois roube o dispositivo, a Proteção de Dispositivo Roubado adiciona uma nova camada sofisticada de proteção, a criptografia de dados do iPhone há muito lidera a indústria, e um ladrão não pode acessar os dados de um iPhone roubado sem saber a senha do usuário!
A solução pode pelo menos tornar o roubo de iPhones menos atraente para os ladrões – e muito mais difícil de realizar ações que poderiam prejudicar a vida digital dos usuários.
O novo modo de proteção do iPhone deve estar disponível para todos os dispositivos da Apple, a partir de janeiro ou fevereiro de 2024, quando a versão estável do iOS 17.3 for liberada pela empresa. Mas atenção, a função só estará disponível, para os modelos que rodam o iOS 17.
Com informações do The Verge