A Intel acaba de anunciar sua 14ª geração de processadores na última segunda-feira (16), apresentando a mais recente linha de processadores para computadores de mesa.
Ao contrário dos processadores projetados para notebooks, conhecidos como Meteor Lake, os novos processadores são destinados a computadores de mesa conhecido como PCs. E apresentam algumas melhorias. Entre elas, está o processo de fabricação do processador de modelo Intel 7 que chega com a mesma quantidade de núcleos da geração anterior.
Embora os novos processadores da marca, ganham aumento nas frequências, além de um acréscimo de núcleos em alguns modelos, além de utilização de aprimoramentos em software, e inteligência artificial para obter ganhos significativos no desempenho!
Otimizações Intel
Na área de software e otimizações, temos algumas novidades. A primeira delas é o Intel Application Optimization (APO), uma evolução da tecnologia Intel Dynamic Tuning Technology (Intel DTT). Essa nova tecnologia gerencia os recursos do sistema de uma maneira ainda mais eficiente, resultando em ganhos impressionantes que podem chegar a 13% em jogos como por exemplo o Rainbow Six Siege e 16% em Metro Exodus, segundo testes realizados pela Intel.
Inteligência Artificial
Uma das novidades mais esperadas é a introdução de um recurso inovador para o XTU (Software de ajuste de desempenho da Intel), o AI Assist, agora oferece a possibilidade de realizar overclock automatizado do sistema, utilizando testes realizados pelo aplicativo e aproveitando uma rede neural treinada com múltiplas placas-mãe e sistemas de resfriamento!
Com essa inteligência artificial avançada, é possível alcançar o melhor overclock para o processador de uma maneira estável. No momento, esse recurso está disponível exclusivamente para os modelos Intel Core i9-14900K e 14900KF.
Além disso, uma das principais mudanças são os clocks de operação, que representam o número de ciclos que o processador executa por segundo. Com o avanço do processo de fabricação, os chips estão apresentando menor aquecimento e consumo de energia, além da operação que é feita com maior constância em frequências mais altas.
Estes avanços resultam em clocks de fábrica que chegam a atingir 6 GHz, e olha que eles podem chegar ainda mais longe através do ”overclock”.
Além disso, o processo que melhora o desempenho de uma CPU (Unidades de processamento central) ou GPU (Unidades de processamento gráfico) com o aumento da velocidade da frequência, chamada clock foi aprimorado!
Mas, os principais ganhos de performance acontecem mesmo no Intel Core i7, de acordo com os gráficos da própria Intel, o seu processador ganha uma leve vantagem sobre o topo de linha da sua principal concorrente, o AMD o Ryzen 9 7950X3D.