Já imaginou descrever uma cena de filmes, um curta ou um vídeo inteiro em um texto, e ele ser totalmente criado em segundos? Pois saiba que existe uma inteligência artificial (IA) chamada Pika, apresentada no final de novembro, que promete fazer isso. E mais: ela já está disponível para uso.
Criada pela Pika Labs, a nova IA generativa fez a estreia do seu serviço ao mundo na última quarta-feira (27). Através do domínio pika.art, o usuário consegue acessar o serviço com sua conta Google ou Discord conectada, e utilizar a ferramenta.
Como a ‘Pika’ funciona?
O vídeo abaixo foi inteiramente criado a partir de comandos dados à IA. Para sua criação, a empresa escreveu que gostaria que um trailer fosse criado para um filme sobre aliens chamado Invasion. Ela também escreveu o seguinte: “Eles chegaram de planetas distantes. Nosso mundo é um prêmio para eles”.
Você provavelmente já usou, ou ao menos conhece, plataformas generativas como o ChatGPT, DALL-E, Midjourney e Stable Diffusion, por exemplo. Essas ferramentas conseguem criar fotos, áudios e vídeos a partir dos textos descritos pelo usuário.
A Pika.art consegue criar animações 3D, trailers, vídeos no formato anime e tudo que sua imaginação conseguir descrever através dos textos. Bem, talvez nem tudo, já que a plataforma se encontra na sua versão pública 1.0 (No entanto, lembre-se da rápida evolução do GPT 3.0 para o GPT-4 e tudo que ela representou).
A startup Pika Labs
Duas ex-alunas de doutorado do laboratório de IA da Universidade de Stanford, dos EUA, foram as responsáveis pelo projeto. Além disso, a Pika Labs captou um investimento recente no valor de US$ 55 milhões (cerca de R$ 270,4 milhões).
A rodada de financiamento liderada pela Lightspeed Venture Partners contou nomes conhecidos do mercado, como Adam D’Angelo, fundador da plataforma Quora, além do ex-CEO do GitHub, Nat Friedman.
“Quando iniciamos a Pika, há seis meses, queríamos ultrapassar os limites da tecnologia e projetar uma futura interface de produção de vídeo que fosse fácil e acessível a todos. Desde então, estamos orgulhosos de ter aumentado a comunidade Pika para meio milhão de usuários, que geram milhões de vídeos por semana.”
Disse a empresa, em comunicado publicado no mês de novembro.
“O vídeo está no centro do entretenimento, mas o processo de criação de vídeos de alta qualidade ainda é complicado e consome muitos recursos”, complementou.
Para ficar sabendo mais sobre inteligências artificiais e outras novidades do mundo da tecnologia, siga o @canaljms nas redes sociais, e lembre-se de acompanhar as postagens por aqui também!