A NVIDIA lançou sua nova geração de chips de supercomputador de IA que provavelmente desempenharão um papel importante nas futuras descobertas, e principalmente em aprendizado profundo de modelos linguísticos avançados, como o GPT-4 da OpenAI, anunciou a empresa.
O que mudou?
A nova tecnologia representa um salto significativo em relação à geração anterior e está pronta para ser utilizada em centros de dados e supercomputadores, trabalhando em tarefas como previsão do tempo e do clima, descoberta de medicamentos, computação quântica e muito mais.
Segundo a NVIDIA, em relação aos benefícios oferecidos pela IA, o poderoso computador HGX H200 é capaz de aumentar em dobro a velocidade resultante na inteligência artificial Llama 2, um sistema de inteligência artificial avançado com 70 bilhões de parâmetros a mais, em comparação com o modelo anterior H100.
O supercomputador para AI HGX H200 estará disponível nas opções de configuração de 4 e 8 vias que são compatíveis com software e hardware presentes nos sistemas do H100.
O H200 proporciona uma capacidade de memória de 141 GB a uma velocidade de transferência de 4,8 Tb por segundo, aumentando quase para o dobro a capacidade e oferecendo uma largura de banda 2,4 vezes maior que seu antecessor, o NVIDIA H100.
Este novo superchip representa um avanço tecnológico significativo e será utilizado em centros de dados e supercomputadores.
Ele poderá ser utilizado em todos os tipos de centros de processamento (locais, na nuvem) e será adotado por provedores como Amazon Web Services, Google Cloud, Microsoft Azure e Oracle Cloud Infrastructure, entre outros. A previsão é que esteja disponível no segundo trimestre de 2024.
Para mais informações acompanhe o CanalJMS por aqui, e em nosso canal no YouTube!