Em um futuro bem próximo, você deve começar a ver mais uma marca chinesa de carros elétricos aparecendo pelas ruas das cidades brasileiras: A Neta Auto.
A marca planeja lançar três novos veículos EV por aqui, e seus planos vão além: Uma fábrica deve ser construída também nos próximos anos. Além disso, a empresa anunciou na última terça-feira (28) os detalhes da operação que terá no País.
Estreia da Neta Auto no Brasil
A montadora vai lançar seus três primeiros modelos no mercado no 2º semestre deste ano. Um deles é o Neta GT (foto), Além dele, a marca planeja SUVs híbridos, como o Neta L.
Embora a Neta Auto ainda não tenha iniciado as vendas de seus veículos eletrificados no Brasil, a empresa fez sua estreia oficial no mercado nacional na última terça-feira (28), em um evento em São Paulo. Durante a apresentação, houve uma prévia do Neta GT, um esportivo elétrico com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos. O modelo já está registrado no INPI.
A Neta Auto, uma startup em comparação com veteranas como a GWM (1984) e a BYD (2003), tem apenas uma década de existência, mas já se destaca por sua estratégia agressiva de expansão global, com 400 mil veículos vendidos até o momento. Agora, o Brasil está prestes a se tornar um novo capítulo nessa trajetória de crescimento.
A empresa está em negociações avançadas para não apenas importar seus modelos híbridos e elétricos para o Brasil, mas também para estabelecer uma fábrica própria no país. A expectativa é que a Neta Auto adquira a antiga fábrica da Toyota em Indaiatuba, que será transferida para Sorocaba.
Conheça os carros da marca
Além do Neta GT, a Neta Auto planeja introduzir outros modelos no mercado brasileiro, fortalecendo sua presença e preparando o terreno para a possível abertura de uma fábrica local.
Embora os nomes dos futuros modelos ainda não tenham sido revelados, na China, alguns dos veículos mais populares da marca incluem o Neta Aya, o Neta X e o Neta L, um SUV disponível em versões híbrida e totalmente elétrica, que poderia competir com o BYD Song Plus e o Yuan Plus no Brasil.
O Neta L é um SUV de tamanho médio, medindo 4,77 metros de comprimento e 2,81 metros de entre-eixos. A versão híbrida combina um motor a gasolina de 1.5 com um gerador de baterias de 30 kWh e outro motor elétrico, oferecendo uma autonomia estimada de impressionantes 1.030 km por ciclo.
Por outro lado, o Neta GT, que deve ser o primeiro modelo da marca a ser lançado no Brasil, é um coupé totalmente elétrico com opções de bateria de 64 ou 74 kWh, autonomia entre 550 e 650 km (no ciclo chinês) e potência variando entre 231 e 462 cv. Ainda não está claro se o modelo será oferecido em uma única versão ou se ambas as opções de bateria estarão disponíveis no mercado brasileiro.
Para ficar por dentro dos lançamentos de carros elétricos no Brasil, eu recomendo que você dê uma olhada nas redes sociais do CanalJMS. Por isso, é importante que você nos siga no Instagram e acompanhe nosso canal no YouTube, além de conferir nossos posts diários por aqui também!