Recentemente a Motorola expandiu a linha Moto G e adicionou mais um smartphone para a família, que é uma das linhas mais populares da marca! O Moto G84 é um celular intermediário, com algumas características premium, e entre os destaques eu diria que a tela por ser uma p-OLED e o design moderno, são os grandes destaques deste celular!
Mas como será que ele se comporta no dia a dia? A Motorola sempre teve um talento especial para projetar dispositivos com um ótimo custo benefício!
Já o Moto G84 tem um visual clássico, e chega com a opção da cor do ano, a Viva Magenta e também a Marshmallow Blue, as duas cores vêm com um painel traseiro de couro sintético com cores vibrantes. Já a terceira cor que é opcional tem a traseira em polímero plástico na cor Midnight Blue!
Mas tem uma coisa que me chamou atenção neste celular, no vídeo de primeiras impressões que fizemos aqui no canal, é que ele não tem suporte a vídeos em 4K, apenas Full HD, e isso se dá por causa da escolha da Motorola em relação ao processador! O que em minha opinião não faz muito sentido!
Pra fazer alguns testes é necessário tirar muitas fotos, em condições de luz diferentes, e claro, filmar com o celular, abrir muitos apps, jogar, testar o processamento, bateria, e foi exatamente isso que fizemos, porque no dia a dia cada usuário tem sua preferência, funções que usa mais ou menos, e muitas dessas características podem fazer você comprar ou não um celular como este!
Este celular pesa apenas 166g é um celular realmente leve, a tela é maravilhosa, a moldura intermediária apresenta uma aparência muito convincente de metal. Mas é plástico ao toque, a parte traseira nesta versão é de couro sintético e a resistência aplicada é a IP54, resistente a poeira e respingos!
A Tela P-OLED é de 6.50″, e tem uma taxa de atualização de até 120 Hz e 1300 nits como pico de brilho, suficientes para enxergar o conteúdo mesmo exposto ao sol. A resolução é de 1080x2400px na proporção de aspecto 20:9, a 405 ppi.
O Chipset Qualcomm Snapdragon 695 5G de 6 nm) e a GPU Adreno 619, aqui eu quero fazer uma observação, porque a Motorola ao meu ver teve que economizar em algum lugar e decidiu economizar justo no chipset!
A memória é de 256 GB com 8 GB de RAM; e o software é o Android 13!
Mas nós vamos fazer alguns testes de câmeras também, e a Motorola resolveu trazer uma Câmera traseira Grande angular (principal) de 50 MP a f/1,9 PDAF, OIS; e outra câmera Ultra Wide de 8MP a f/2,2, 120 graus, com AF.
Já a Câmera Frontal tem 16 MP a f/2.5 uma (grande angular)
Para Captura de vídeos a Câmera traseira chega a 1080p@30/60fps; já a câmera frontal : 1080p@30fps!
A bateria deste celular tem 5000 mAh e o carregador é um TurboPower de 33W. O moto G84 deve aguentar um dia inteiro de uso moderado sem que você precise recarregar. O Snapdragon 695 é um chip com grande eficiência energética, e o Moto G84 conseguiu chegar com mais de 20% de bateria no final do dia por aqui!
Temos outras coisas interessantes neste celular como 5G; Dual SIM híbrido; Wi-Fi 6; e NFC; A Motorola também fez questão de trazer o conector de 3,5 mm. Leitor de impressão digital (sob display, óptico); auto-falantes estéreo com uma excelente qualidade!
Mas embora sejam pontos super positivos, resolvemos dividir estes testes em apenas 04 categorias!
- Fotos
- Vídeos
- Desempenho Geral
- Bateria
Eu sei que pra um review estas não são as únicas características que importam, mas estas são as principais que você vai usar no dia a dia, outros smartphones podem ter funções a mais ou a menos pela mesma faixa de preço.
Mas será que o Moto G84 se sai bem nestes quesitos? Este é um celular leve, com uma tela grande, bonito, e configurações intermediárias, então vamos considerar isso na hora de testá-lo!
Então vamos começar usando o celular pra isso eu resolvi carregar a bateria até 100% – voltamos com o resultado depois…
Agora na questão de desempenho, eu tenho aqui um chipset que é o processador Snapdragon 695, com 8GB de memória RAM. No geral, é um chipset que trabalha bem principalmente pela quantidade de memória RAM!
Com um Snapdragon 695 você teoricamente já consegue rodar jogos mais pesados com qualidade gráfica no alto e utilizar aplicativos abertos em segundo plano sem grandes problemas com engasgos ou travamentos. Mas o Snapdragon 695 foi anunciado em 2021, ele já foi uma boa escolha para um celular intermediário mas ao meu ver hoje existem chips melhores, sem dúvidas!
Nós fizemos alguns testes aqui com games, testes práticos, nada de benchmark ou coisa parecida, claro que isso vai nos dar apenas uma percepção do desempenho, mas a ideia aqui é exatamente essa! E por isso eu resolvi baixar os jogos principais, e testar o comportamento do celular na prática!
Testei alguns jogos com alta taxa de atualização no G84 e infelizmente ele não se comportou bem em todos eles. Forçando o modo de 120 Hz, alguns games simplesmente não atingem essa taxa, talvez alguns ajustes no sistema resolvam o problema, alguns jogos rodaram e com a atualização automática e todos eles só chegam a 60Hz!
Já os apps rodam suave, não travam, e o celular se comporta bem!
Agora, vamos ver como o Moto G84 se comporta com Fotos e Vídeos!
O Moto G84 tem uma configuração de câmera primária interessante! Ele conta com um sensor de 50 MP e a segunda lente é uma ultrawide híbrida de 8 MP com recursos de foco automático e macro. E uma câmera de selfies com foco fixo de 16 MP.
O aplicativo de câmera no G84 é básico, mas tem os modos da câmera organizados em uma formação de carrossel personalizável, com a guia Mais’ a direita contendo os modos de fotografia menos usados.
O Modo Pro oferece controle total sobre as configurações da câmera, como equilíbrio de branco, ISO, foco, velocidade do obturador e compensação de exposição, e funciona em todas as câmeras – tanto as traseiras quanto a câmera selfie (menos o foco manual).
Câmera Principal
A câmera principal do Moto G84 captura fotos em 12,5 MP por padrão, e no geral, elas parecem boas, com muitos detalhes e cores realistas. O alcance dinâmico também é decente, e o nível de contraste bem equilibrado.
No entanto, existem alguns problemas como o ruído, que está presente mesmo durante o dia. A marca provavelmente aplicou uma maior nitidez porque é visível nas fotos. O problema é que os detalhes mais finos estão sujeitos a um deslocamento de sombra!
Você pode forçar a câmera principal a capturar na resolução de 50 MP, e isso traz alguns benefícios, como detalhes melhores e fotos mais naturais com menos processamento!
Mas a câmera principal tende a perder um pouco de contraste neste modo de alta resolução!
Modo Retrato
Já no modo retrato, a câmera principal se comporta bem. Os tons de pele são bem realistas e naturais, lembramos que não há uma câmera telefoto dedicada no Moto G84!
Já o segundo sensor, ultrawide de 8MP, captura fotos interessantes, o foco automático se comportou muito bem em nossos testes, as fotos capturadas tem uma quantidade razoável de detalhes e as cores parecem boas – com contraste e alcance dinâmico como o esperado.
Novamente o problema está no ruído e a suavidade que são inevitáveis nessas fotos, especialmente perto das bordas, a ultrawide aliás mostra bem mais ruído!
Macro
Agora, uma função interessante da Ultrawide está nas fotos macro que ela consegue tirar graças à inclusão do foco automático.
Selfies
Passando pra câmera de selfies de 16 MP ela também faz um bom trabalho. As fotos são bem detalhadas e os tons de pele parecem bonitos e naturais. Retrato nas selfies também ficam ótimos. A detecção e separação de assuntos funcionam surpreendentemente bem e a qualidade do desfoque de fundo é excelente!
Vídeos e Fotos a Noite
OK. Agora vamos falar de vídeos, a captura de vídeo no Moto G84 é um pouco confusa. Esta é uma área em que a escolha do chipset Snapdragon 695 realmente prejudica o celular, pois limita a resolução de captura a 1080p. É uma pena, pois fora isso, os vídeos tem uma boa qualidade e uma boa estabilização de imagem!
A Câmera Ultrawide também captura vídeos decentes em 1080p. Os detalhes são bons o suficiente para esse tipo de câmera. A câmera de selfies também captura vídeos em 1080p. Apenas o contraste me parece um pouco a mais mas nada que prejudique o vídeo!
Ponto positivo aqui para a estabilização nos vídeos!
Agora, quando anoitece… Da uma olhadinha no vídeo que postamos no CanalJMS no Youtube pra ver as fotos a noite!
Conclusão
O Moto G84 é um aparelho bastante acessível. Ele tem um visual encantador, o design realmente chama atenção! É um dispositivo muito bem construído surpreendentemente leve e bem equilibrado. A tela é brilhante e perfeita, e possui uma excelente precisão de cores!
Além disso, o Moto G84 oferece uma experiência multimídia surpreendentemente graças ao display e a uma configuração de alto-falantes estéreo com Dolby Atmos.
A bateria de 5.000 mAh também oferece excelente autonomia! Ela durou o dia inteiro nos testes, chegando ao final do dia com mais de 20%!
Agora, infelizmente, a escolha do chipset para o G84 não foi a melhor… O Snapdragon 695 simplesmente não tem espaço em um dispositivo como este em 2023.
No demais se você quer um produto intermediário e o seu foco são boas fotos, mas não tem dinheiro para um topo de linha, temos aqui um excelente dispositivo, bem construído, um leitor de impressão digital sob o display rápido e muito preciso. Design clássico e elegante com qualidade de construção sólida!
Preço
O Moto G84 chegou custando aproximadamente R$ 2.000, mas o preço já caiu e pode ser encontrado no varejo por um pouco mais de R$ 1.500, neste link!
Eu posso concluir que o Moto G84 é um celular bom, um aparelho equilibrado e com boas configurações. Com acabamento premium que dá um toque de modernidade e sofisticação que torna até difícil decidir utilizar uma capinha. Mas o chipset e as câmeras são apenas “aceitáveis” para um modelo intermediário de 2023!
Seria ótimo ver um chipset um pouco melhor como o Dimensity 1080 ou mesmo Snapdragon 778G, mantendo a mesma faixa de preço!