Mais um streaming está de olho em formas de acabar com o compartilhamento de contas e senhas.
A Max, antiga HBO Max, revelou que planeja proibir a prática de compartilhamento de contas entre indivíduos que não residem na mesma casa. Essa nova medida impactará usuários em todo o mundo a partir do fim deste ano. Com essa decisão, a plataforma da Warner Bros Discovery se une à Netflix e Disney+ na luta contra contas compartilhadas.
O comunicado foi feito por J.B. Perretter, que é o líder da área de streaming global e games da empresa, durante um evento ocorrido em San Francisco na segunda-feira (04). De acordo com o executivo, a implementação desse plano está prevista para os últimos meses deste ano, com a expectativa de ser oficialmente lançado nos primeiros meses de 2025.
Decisão da Max é polêmica
A razão para essa decisão é semelhante à justificativa dada por outras plataformas que tomaram medidas semelhantes como a Netflix: aumentar a quantidade de assinantes e incrementar sua receita ao evitar que os usuários compartilhem uma única assinatura em diferentes residências.
A Warner Bros Discovery não divulgou dados sobre o impacto do compartilhamento de senhas em suas operações. No entanto, a empresa tem demonstrado há algum tempo seu esforço em resolver questões e reduzir prejuízos, chegando ao extremo de cancelar o lançamento de filmes finalizados, como foi o caso de Coyote vs ACME e Batgirl.
De acordo com informações fornecidas pela empresa, ela encerrou o último trimestre de 2023 com prejuízos de aproximadamente US$ 55 milhões. Embora o valor possa parecer alarmante, representa um significativo progresso se comparado ao desempenho do mesmo período em 2022, quando a Warner registrou perdas de US$ 217 milhões. Agora, o foco está em melhorar ainda mais esses números e é por isso que a sua senha compartilhada está sendo investigada.
Leia também:
Por outro lado, a Netflix relatou um aumento nas novas assinaturas após proibir o compartilhamento de contas nos EUA. Em um comunicado enviado aos acionistas em janeiro, afirmou que está seguindo conforme o planejado e prevê um crescimento nos próximos meses.
Enquanto isso, a Disney está buscando maneiras de transformar usuários que compartilham contas em assinantes ativos.
Desde o dia 27 de fevereiro, Max está presente no Brasil após a transição da Warner de HBO Max para o novo serviço. Essa mudança já tinha ocorrido nos Estados Unidos em 2023. Na prática, os usuários têm acesso à mesma plataforma e todo o conteúdo anterior, com a inclusão de produções da Discovery+.
Para ficar sabendo de mais novidades sobre a HBO, streamings e outras novidades do mundo da tecnologia, recomendo você dar uma olhada nas redes sociais do CanalJMS. Por isso, é importante que você nos siga no Instagram e acompanhe nosso canal no YouTube, além de acompanhar nossos posts diários por aqui também!