O futuro dos processadores Intel ganhou um novo capítulo com a chegada dos novos Lunar Lake, durante o Intel Tech Tour na última segunda-feira.
Projetados para notebooks, esses processadores compactos vêm equipados com até 8 núcleos híbridos, memória RAM integrada e chegam com a missão de serem um dos principais competidores no mercado de PCs com inteligência artificial.
Os Lunar Lake representam um marco em eficiência energética, prometendo o mesmo desempenho dos predecessores Meteor Lake, mas com a metade do consumo de energia.
Estrutura do Lunar Lake
A Intel optou por uma arquitetura de 8 núcleos híbridos, combinando os núcleos de alto desempenho Lion Cove com os eficientes Skymont. Esta configuração, aliada a uma nova unidade de baixo consumo energético, permite que os processadores entreguem alta performance sem sobrecarregar o sistema.
Uma das novidades mais notáveis é a integração da memória RAM diretamente no chip, possibilitando até 32 GB de memória RAM LPDDR5X. Essa abordagem não só melhora a comunicação com a CPU, mas também simplifica o design da placa-mãe.
No departamento gráfico, os Lunar Lake introduzem as iGPUs Intel Xe², a segunda geração das placas Intel Arc, agora baseadas nas Matrizes XMX. As novas iGPUs oferecem 67 TOPS para IA e são capazes de renderizar imagens artificialmente em meros 6 segundos.
Avanços na IA
A Intel também promete um avanço significativo na Unidade de Processamento Neural (NPU), com os Lunar Lake alcançando 48 TOPS de NPU. Quando combinado com os tiles de GPU e computação, o processador atinge um total de 120 TOPS para IA.
O CanalJMS foi convidado pela Intel, e viajamos até Taiwan para acompanhar o lançamento da nova arquitetura de processadores Lunar Lake da Intel.
Os entusiastas de tecnologia podem esperar a chegada dos processadores Intel Lunar Lake a partir do terceiro trimestre de 2024, com mais de 80 modelos de notebooks planejados para incorporar essa tecnologia de ponta.
Para ficar por dentro das principais novidades do mundo da tecnologia, você precisa dar uma olhada nas redes sociais do CanalJMS. Por isso, é importante que você nos siga no Instagram e acompanhe nosso canal no YouTube, além de conferir nossos posts diários por aqui também!