A Meta, dona do Instagram, acaba de anunciar um novo recurso para teoricamente, proteger adolescentes na rede social de fotos e também no Messenger.
Esta medida também impede que a conta com o recurso ativo seja seguida, e que seja adicionada a chats em grupo. A Meta anunciou que o novo recurso deve chegar em breve pra todo mundo, e que a medida visa proteger adolescentes no Instagram e no Facebook Messenger.
Assim, os adolescentes não receberão mais mensagens privadas de estranhos – ou desconhecidos.
Apenas usuários que forem seguidos pelos jovens podem enviar mensagens diretas para esse público. A Meta explicou no comunicado postado em seu blog que ao contrário das restrições anteriores, que limitavam apenas adultos com mais de 19 anos de enviar DMs no Instagram a menores que não as seguissem, estas novas regras aplicam-se a todos os usuários, independentemente da idade.
Provavelmente o Instagram deve esconder o botão de mensagens para quem não segue ou bloquear as mensagens que ficam na aba solicitações. A big tech explica ainda que usuários com mais de 19 anos não podem mandar DMs para menores de 18 ou 16 anos (dependendo do país).
“Não fale com estranhos”, diz a Meta novamente agindo com uma “mãe”, a Meta aplica uma medida que lembra muito aquela clássica frase dos pais: não fale com estranhos.
Mas nada é perfeito, inclusive no Instagram
Como você pode imaginar, infelizmente o novo recurso no Instagram pode ser desativado. Se o adolescente tem uma conta com supervisão parental, os pais ou responsável precisa autorizar a permissão para receber DMs de qualquer um.
Uma saída para os jovens espertinhos, são as ferramentas de supervisão parental no Instagram que também estão sendo ampliadas. Em vez de simplesmente serem notificados quando o filho fizer uma alteração nas configurações de segurança e privacidade, os pais serão agora solicitados a aprovar ou negar os seus pedidos – impedindo-os de mudar o seu perfil de privado para público, por exemplo.
Assim como o recurso que fecha o perfil para menores de 16 ou 18 anos (variando de acordo com a legislação de cada país), o recurso de impedir o envio de mensagens para estranhos também está habilitado por padrão, mesmo na criação de um perfil.
Esta função também é válida para o Facebook Messenger. mas lembre que as contas que forem seguidas pelos jovens podem enviar mensagens diretas sem quaisquer restrições. Por exemplo, se um adolescente ganhar uma promoção de um restaurante que ele segue a conta ou de um influenciador, ele poderá contatá-lo.
Além disso, a Meta lançou outro recurso voltado para a saúde e boa forma dos adolescentes: um aviso para fechar o Instagram e dormir caso usem o aplicativo por mais de 10 minutos durante certo horário a noite.
Claro que o adolescente simplesmente vai ignorar e fechar o aviso, na prática a mensagem não deve funcionar porém, pode ser plantada no psicológico e florescer quem sabe algum dia.
Imagens Indesejadas no Instagram
A Meta também afirma que está desenvolvendo um novo recurso projetado para proteger os usuários de receberem imagens indesejadas ou inadequadas no Instagram em mensagens de pessoas com quem já estão conectados!
Além de desencorajar esses usuários de enviar tal conteúdo. Ainda não há data de lançamento, mas Meta afirma que o recurso funcionará em chats criptografados e que mais informações serão compartilhadas ainda este ano.
Com informações do The Verge