A Huawei está planejando lançar em breve uma nova marca, com a intenção de comercializar smartphones e outros dispositivos eletrônicos a preços mais baixos. Diversos vazadores divulgaram essa informação através do Weibo, uma rede social chinesa.
Toda essa informação foi divulgada pelo portal Huawei Central, que costuma reunir os principais vazamentos da marca (e acertá-los também).
Embora a divisão em questão ainda não teve seu nome divulgado publicamente, a Huawei realizou o registro das marcas “Xingyao” e “Xingyao Edition” recentemente. Essa expressão, quando traduzida, significa “o brilho das estrelas” e poderá ser utilizada nos futuros produtos de custo mais acessível da empresa.
Essa investida acontece enquanto nos últimos meses, a Huawei tem direcionado seus esforços para os segmentos de smartphones intermediários e topo de linha, apesar dos desafios enfrentados em razão das sanções impostas pelos Estados Unidos desde 2019.
Assim, a empresa dedicou anos à produção de smartphones com componentes antigos e plataformas da Qualcomm que possuíam conexão limitada apenas ao 4G. Como resultado, a Huawei perdeu uma grande parte de sua participação de mercado, que foi gradualmente ocupada por concorrentes chinesas como Xiaomi, Vivo Mobile, OPPO e outras.
Porém, a empresa demonstrou recentemente os seus esforços mais recentes em alcançar independência na fabricação de chips, especialmente com o lançamento do Kirin 9000s. Essa plataforma é equivalente aos processadores Snapdragon avançados de algumas gerações anteriores, o que atraiu a atenção dos Estados Unidos.
Os planos da Huawei
O processador é usado nos dispositivos da linha Mate 60, que são parte das opções atuais da Huawei junto com as séries P e Nova. Esses modelos devem continuar no foco da empresa pelo menos até 2025, quando a nova submarca será lançada.
Recentemente, um telefone chamado Shine V10 foi avistado e pode ser um representante dessa nova submarca. Esse modelo seria vendido com o processador Kirin 8000s e o sistema operacional HarmonyOS 4.0, embora haja poucos rumores sobre o aparelho.
Até agora, a Huawei não fez nenhum comentário oficial sobre esse assunto.
Uma nova Honor?
Você deve estar se perguntando por que a Huawei criaria uma nova marca, ao invés de criar uma linha mais básica dentro de sua própria empresa, assim como a Samsung e outras fabricantes.
Aí que eu te respondo: A marca deseja facilitar a produção e venda de celulares em escala global, assim como fez ao lançar a Honor em 2013.
Em 2020, a Honor foi vendida e separada completamente da Huawei, passando a comercializar smartphones de diversos segmentos, incluindo opções destinadas ao mercado global. Entre os produtos estão os dobráveis da linha Magic V, além da série numerada Magic, entre outros.
Além disso, a Honor lançou um site totalmente em português do Brasil, o que tem gerado especulações sobre um possível retorno oficial ao mercado nacional. No site, é possível encontrar uma lista de produtos disponíveis para venda no país, como celulares, tablets e até mesmo um modelo de notebook.
De qualquer forma, assim que tivermos mais informações sobre a Huawei e sua nova submarca, com relação ao retorno da Honor no Brasil e outras novidades do mundo da tecnologia, te atualizamos por aqui, nas redes sociais do @canaljms e no nosso canal no YouTube também!