A OpenAI lançou uma loja de GPTs, que são aplicativos de chatbot personalizados alimentados pelos seus modelos de Inteligência Artificial de geração de texto e imagem (por exemplo, GPT-4 e DALL-E 3)
A GPT Store, como está sendo chamada, fica em uma nova aba no cliente ChatGPT e apresenta uma variedade de GPTs criados tanto pelos parceiros da OpenAI quanto pela comunidade de desenvolvedores em geral. Os usuários do ChatGPT podem navegar pelos GPTs mais populares e em alta no ranking da comunidade, que é dividido em categorias como estilo de vida, redação, pesquisa, programação e educação.
Para acessar a GPT Store no entanto, os clientes devem estar inscritos em um dos planos ChatGPT premium da OpenAI – ChatGPT Plus, ChatGPT Enterprise ou o recém-lançado ChatGPT Team.
Os GPTs disponíveis no lançamento incluem um indicador de trilhas da AllTrails, um guia de código da Khan Academy e um designer de conteúdo do Canva. Por enquanto, todos estão disponíveis para uso gratuito.
A criação de GPTs não requer conhecimento em codificação, e as GPTs podem ser tão simples ou complexas quanto o desenvolvedor desejar. Os projetistas têm a opção de digitar os recursos que desejam que seu GPT apresente em linguagem simples e a ferramenta de construção de GPT da OpenAI, GPT Builder, tentará criar um chatbot com tecnologia de inteligência artificial para realizá-los.
Um GPT pode ser treinado em uma série de livros de receitas para responder a perguntas sobre ingredientes de uma receita específica, por exemplo.
Para incluir GPTs na GPT Store, os programadores devem examinar seus perfis de usuário e encaminhar seus GPTs ao novo sistema de revisão da OpenAI, que combina a revisão humana com a automatizada, a fim de assegurar que os GPTs cumpram os termos de uso da empresa. Os usuários também podem denunciar GPTs ofensivos que não são percebidos durante a análise.
Já é possível baixar diferentes versões do ChatGPT na internet. Por enquanto, a novidade está disponível apenas para os assinantes do ChatGPT Plus, Team e Enterprise e não há previsão de quando será oferecida gratuitamente.
A intenção da empresa era lançar o site em novembro. No entanto, a data foi adiada devido a alguns problemas recentes. Como a saída e retorno do CEO, Sam Altman, além da revolta dos funcionários, que certamente contribuíram com o atraso.
Programa de recompensas do ChatGPT
De acordo com a OpenAI, os clientes já podem baixar mais de 3 milhões de chatbots personalizados. A loja GPT disponibiliza uma espécie de seleção que indica as versões do ChatGPT que estão sendo mais bem recebidas pelos usuários.
Atualmente, estão dentre os chatbots mais usados o Consensus (uma biblioteca acadêmica com mais de 200 milhões de artigos científicos), AIPDF (consegue ler e resumir arquivos PDFs de até 2 GB) e o Grimoire (que pode programar websites, por exemplo, com apenas um comando de texto).
A loja virtual também é dividida em áreas. O usuário pode procurar chatbots no formato DALL-E, de escrita, produtividade, pesquisa, programação, educação, entre outros.
Ainda de acordo com a OpenAI, será lançado um programa de remuneração para desenvolvedores de GPT no primeiro trimestre deste ano. Os donos dos chatbots que utilizam ChatGPT serão recompensados de acordo com o êxito alcançado pelos programas.
As informações são do TechChrunch