O Pixel Fold 2 voltou a ser o assunto de alguns rumores essa semana. Após dizer que o celular poderia demorar mais que o esperado, o portal Android Authority mostrou o que seria a primeira foto do próximo smartphone dobrável da Google.
De acordo com as imagens, o aparelho muda completamente sua aparência em relação à geração anterior, parecendo estar mais fino e apostando em um módulo de câmeras bem diferente, que tem a ver com os rumores sobre as mudanças visuais do Pixel 9.
O material foi obtido de uma fonte desconhecida e exibe apenas a parte traseira e a tela exterior do Pixel Fold 2 quando aberto. Ao que parece, a nova versão teria uma aparência mais formal e atraente em comparação à primeira geração, com bordas retas e estrutura de alumínio com linhas curvas. Embora não seja visível na foto, a fonte também forneceu informações sobre a tela interna.
Visual do Pixel Fold 2
A imagem do aparelho mostra um módulo grande na parte de trás, feito para abrigar o conjunto de sensores fotográficos, junto com o flash. O formato é retangular, com cantos arredondados, enquanto as lentes estão posicionadas em duas “cápsulas” horizontalmente dentro do módulo.
O Google teria escutado as críticas da mídia e dos usuários, e usaria desta vez um painel quase sem bordas, posicionando a câmera frontal em um recorte no canto superior direito. Mais interessante é que a marca deixaria de lado a proporção retangular para usar um formato mais quadrado, o que teria vantagens e desvantagens — mesmo que perca a diferenciação de outros dobráveis e talvez ofereça menos espaço para multitarefas, o Pixel Fold 2 teria menos problemas de compatibilidade com proporção de apps dessa forma.
Essa alteração ficaria visível no display externo, que seria mais fino, embora não tão fino como os dispositivos da série Galaxy Z Fold da Samsung. Espera-se que o uso do celular com a tela dobrável seja semelhante ao de um smartphone tradicional.
É difícil fazer uma afirmação precisa sem as medidas exatas, mas a imagem sugere que o Pixel Fold 2 da Google será compacto e terá semelhanças notáveis com a possível aparência do menor Pixel 9, conforme mostrado em vazamentos de renders.
Câmeras
O que realmente chama atenção é o módulo de câmeras, que muda a linguagem de barra das gerações anteriores para usar um bloco tradicional, ainda bem saltado, mas com aparência diferente. Junto de um microfone e do flash de LED, dá para ver duas faixas onde parecem estar quatro sensores de câmera.
Devemos ter pelo menos um sensor principal, um ultrawide, um periscópio e uma versão do sensor de temperatura do Pixel 8, ou mesmo algo totalmente diferente, como um 3D ToF para cálculo de profundidade.
Apesar de animador, o vazamento deve ser visto com um pouco de cuidado — mesmo que seja verdadeiro, como estamos em uma fase inicial de desenvolvimento do aparelho, é provável que este seja só um dos protótipos testados pelo Google.
Nada impede que a gigante das buscas mude de ideia, ou faça mudanças adicionais no formato visto na foto, algo que já aconteceu com a linha antes.
Outras especificações
De acordo com os rumores mais recentes, com o codinome “Zuma Pro”, o Pixel Fold 2 pode chegar mais tarde neste ano, depois da estreia dos Pixel 9, para aproveitar o processador Tensor G4. Apesar de avanços modestos, a plataforma seria mais eficiente e compatível com 16 GB de RAM, previstos para equipar o modelo dobrável.
Mais detalhes devem aparecer conforme nos aproximamos da suposta janela de lançamento.
Assim que tivermos mais informações sobre o Pixel Fold 2, vamos te contar por aqui, no nosso Instagram e nas outras redes sociais, como no nosso canal do YouTube, onde sempre atualizamos sobre as principais novidades do mundo da tecnologia!