A partir desta quinta-feira (8), a IA do Google, conhecida como Bard, passou a se chamar Gemini, confirmando os rumores que surgiram nesta semana. Em uma coletiva de imprensa realizada pela empresa, a novidade foi revelada, e foi divulgada em seguida através do portal 9to5Google.
Além disso, o chatbot agora possui um aplicativo exclusivo para dispositivos Android, que pode até mesmo substituir o Google Assistente em seu celular. O Gemini também está disponível no aplicativo Google para iPhone. Foi apresentada ainda a versão mais avançada do Gemini, chamada Gemini Advanced, que estará disponível através de uma assinatura paga.
Essa mudança feita pelo Google segue uma estratégia semelhante adotada recentemente pela Microsoft. Após o lançamento do Copilot, a empresa mudou o nome do Bing Chat para Copilot, unificando todos os seus projetos baseados em IA generativa sob uma única marca.
Gemini: O que você precisa saber
Vamos relembrar a trajetória: Em dezembro de 2023, o Google lançou o Gemini como seu modelo básico de IA. Ele trouxe recursos avançados para a criação de códigos de programação e solução de problemas matemáticos, e tem sido usado no Bard desde então.
Agora, assumindo definitivamente o lugar do Bard, a IA do Google está disponível por meio do navegador, do aplicativo próprio para Android e diretamente no aplicativo do Google para iOS.
Mas não se preocupe: Nada mudou e o Gemini realiza as mesmas atividades que você já fazia com o Bard, como criar textos, imagens, tabelas e códigos; resolver problemas matemáticos; pesquisar na web; analisar informações em vídeos do YouTube; entre outras funcionalidades.
O Gemini aceita comandos em formato de texto, áudio e imagem, ou seja, você pode misturar diferentes tipos de pedidos para fazer coisas com essa inteligência artificial.
Gemini Advanced: A modalidade paga da IA
Uma opção paga também estava sendo desenvolvida, sob o codinome “Bard Advanced”, uma versão melhor da IA movida pela tecnologia Gemini Ultra prometida pelo Google desde dezembro de 2023. Agora, ela também trocou de nome para “Gemini Advanced” — basicamente, o Google deixou de usar a marca “Bard”.
“Estamos criando todo um ecossistema novo em cima do Gemini e a ideia é simplificar para as pessoas.”
Sissie Hsiao, vice-presidente e diretora-geral do Google Assistente e do Bard.
O Gemini Advanced usa o modelo de IA mais forte (a versão gratuita usa o Gemini Pro) e está disponível como um dos benefícios do novo plano AI Premium do Google One.
A modalidade custa a partir de R$ 96,99 por mês e garante ainda 2 TB de espaço nos serviços Google, recursos avançados no Google Fotos, no Meet e no Google Agenda e a IA do Gemini no Gmail e nos apps de produtividade (Docs, Planilhas e Apresentações).
Gemini como assistente virtual
Um detalhe curioso é que a empresa já possui o Google Assistente, e acaba de criar um “concorrente” para ele, o app Gemini para Android. Isso porque o aplicativo próprio pode ser ativado como assistente virtual padrão e até mesmo responder ao comando “ei, Google” ou “ok, Google” via voz.
O aplicativo também vai funcionar de maneira parecida com o que você já faz com o assistente, mas com o reforço de ser movido por uma inteligência artificial generativa. A promessa aqui é de mais recursos e também mais fluidez na comparação com o que se vê hoje nos apps rivais, como a Alexa e a Siri, por exemplo.
Leia também:
- Recursos de AI Generativa que chegam aos Smartphones em 2024
- Como funciona o VisionOS, do Apple Vision Pro?
Claro, como nem tudo são flores, deixa eu te mostrar agora o balde de água fria: Por enquanto, o app só aceita comandos em inglês, e está disponível apenas nos EUA.
No iPhone, a ferramenta está disponível como chatbot de IA apenas e direto no aplicativo do Google para iOS. Por enquanto, nada de aplicativo próprio da IA para os usuários de iPhone.
Duet AI também vira Gemini
Seguindo na ideia de unificar tudo em torno daquela que provavelmente é a sua marca mais forte quando falamos de IA, o Google também deixou de usar o nome Duet AI. Como você deve imaginar, agora a tecnologia se chama só “Gemini”.
Para quem não sabe, a Duet AI foi lançada em maio de 2023 pelo Google como uma opção de IA para os apps de produtividade da empresa. A ferramenta está disponível ao público desde agosto de 2023, e era encarregada de criar textos no Docs, slides no Apresentações e planilhas no Planilhas (sério?), além de ajudar na escrita de mensagens no Gmail.
Quando será lançado?
Como falado antes, por enquanto o aplicativo para Android só está disponível nos Estados Unidos para interações em inglês. Na semana que vem, ele vai ser lançado na região do Pacífico asiático com suporte para japonês e coreano. O Google disse que suporte a outros idiomas vai estar disponível em breve, mas não deu nenhuma informação adicional de quando isso deve acontecer.
Já a versão web do Gemini pode ser acessada em gemini.google.com. Assim que tivermos mais informações sobre disponibilidade do App no Brasil, te atualizamos nas redes sociais do @canaljms, e por aqui também!