As grandes empresas de tecnologia continuam investindo pesado no campo das inteligências artificiais que produzem “algo complexo” em questão de segundos, e desta vez o Google está elevando esse desafio mais uma vez.
Na segunda-feira, a subsidiária focada em IA da Google, a DeepMind, apresentou ao mundo o Genie, um novo modelo de IA generativa que pode criar jogos a partir de textos, imagens e conceitos. Essa IA foi ensinada assistindo vídeos de gameplays e outras fontes da internet, e encontra-se em fase de pesquisa no momento.
Aparentemente, a empresa líder em pesquisas não pretende ficar atrás dos concorrentes, visto que recentemente mudou o nome de Bard para Gemini e intensificou a competição com o ChatGPT da OpenAI e o Copilot da Microsoft.
Como o ‘Genie’ funciona?
Segundo um time de especialistas do Google, o Genie tem a capacidade de transformar textos e esboços de imagens em um mundo virtual interativo através do seu novo modelo de inteligência artificial.
Para você ter uma ideia do potencial dessa IA, é possível desenhar uma ideia em papel, fotografar o material e enviá-lo ao Genie. Assim, o modelo de inteligência artificial pode sugerir um cenário com base no conteúdo e na mecânica de interatividade mais adequada para a proposta.
Para alcançar esse objetivo, o Genie emprega um tokenizer, uma tecnologia que gera uma representação segura de elementos do mundo real. Esse método pode comprimir vídeos em tokens pequenos, que são então processados por um modelo de ação para codificar as mudanças de quadro e convertê-las em ações.
Por fim, o Genie emprega um diferente mecanismo inteligente, não detalhado anteriormente, que tem a capacidade de antecipar os próximos quadros com base nas informações previamente fornecidas pelo tokenizer, conforme explicação do Google.
IA em treinamento
Assim como diversas outras inteligências artificiais disponíveis no mercado, o Genie também foi submetido a um extenso período de treinamento e aprendizado, no qual recebeu dados provenientes de sessões de jogo em plataformas digitais.
Os resultados gerados pela ferramenta lembram mais o estilo clássico do Super Mario Bros. do que um jogo avançado de realidade virtual.
Em uma postagem no X (Twitter), Tim Rocktäschel, líder da equipe Genie da Google DeepMind, compartilhou informações sobre como a inteligência artificial foi desenvolvida. Confira a seguir:
O executivo mencionou que a equipe de desenvolvimento utilizou uma grande quantidade de dados, contendo mais de 200 mil horas de vídeos de jogos de plataforma 2D, para treinar o Genie.
Além disso, foi mencionado que a nova ferramenta do Google não passou por supervisão e utilizou vídeos “não rotulados”. Em resumo, os dados enviados para o sistema de inteligência artificial provavelmente não foram revisados e ela teve acesso a uma variedade de conteúdos, sem restrições.
Segundo Rocktäschel, a “falta de uma babá” direta resultou em uma melhoria na consistência da tecnologia ao aprender os controles, movimentos e ações de personagens adicionais. O líder do Google DeepMind ressalta que o nosso modelo é capaz de converter qualquer imagem em um ambiente de jogo 2D funcional.
Leia também:
- Ask: inteligência artificial da Apple está em desenvolvimento
- Chrome lança assistente para escrita de textos com IA
Apesar de toda essa liberdade, é inegável a preocupação com a ausência de controle e o impacto que isso pode ter na transmissão de conceitos negativos para o Genie, como no caso de ideias preconceituosas e discriminatórias (caso seja possível que a tecnologia faça isso). O futuro é incerto, portanto apenas o tempo poderá revelar as respostas.
Quando será lançado?
Por se tratar de um projeto de pesquisa, não é possível prever a chegada do Genie para todos os usuários. Sendo uma iniciativa experimental, é possível que a tecnologia não se concretize, mas existe a possibilidade dela ser integrada em outros produtos do Google, como o Gemini.
O lançamento desta nova ferramenta do Google acontece logo após a OpenAI surpreender a comunidade com a introdução do Sora, uma inteligência artificial capaz de criar vídeos impressionantes em tempo recorde.
Assim que tivermos mais informações sobre o Genie e sua data de lançamento, te atualizamos por aqui e nas redes sociais do CanalJMS.