A Google segue implementando suas inteligências artificiais no Android. Anteriormente, a empresa disponibilizava o uso do Google Assistente, ferramenta que assim como a Siri e Alexa, fornecia auxílio aos usuários nas mais diversas funções.
No entanto, com a implementação da Gemini, tudo mudou. A IA, que já foi chamada de Bard anteriormente, aparentemente virou a principal aposta da gigante de buscas, representando um risco à sua própria assistente virtual, a Google Assistente.
Isso porque diversas pessoas nos Estados Unidos estão relatando no Reddit que o app da Google Assistente para Android teve seu nome e ícone trocados para Gemini, por padrão. Isso significa que se alguém baixar o aplicativo ou atualizar ele pela Play Store, vai “matar” a antiga assistente, que vai ser trocada pela sua versão com Inteligência Artificial.
Gemini ‘duplicado’?
Com a mudança, o ícone que era do Google Assistente foi substituído pelo símbolo do Gemini no celular. E agora vem a parte curiosa: se a pessoa baixar o app da própria Gemini pela loja online e atualizar a Google Assistente, pode acabar com dois “Geminis” no mesmo aparelho.
A foto acima foi divulgada pelo portal Android Authority, e mostra os ícones repetidos do Gemini em diferentes aplicativos. Embora pareça estranho, não é a primeira vez que a Google faz isso: Quando o Duo foi trocado pelo Meet, a empresa deixou dois apps com o mesmo nome por um tempo nos celulares Android, em uma situação bastante similar com a atual.
Leia também:
- Desligar a IA? Presidente da Microsoft alerta sobre perigo iminente
- Projeto December: IA ‘recria’ pessoas mortas e cria debate ético
Essas histórias começaram depois que alguns membros da comunidade no Reddit atualizaram os seus celulares da Samsung — mais precisamente o Galaxy S24 — e viram o ícone da IA sem nunca terem instalado o programa. Isso deixou todo mundo confuso, e logo começaram as conversas sobre a “morte” do Google Assistente na rede social.
Por enquanto, isso não acontece no Brasil, porque o app do Gemini para Android ainda não chegou por aqui. Mas, isso pode mostrar que a empresa quer mesmo encerrar a assistente virtual e focar no modelo inteligente que já substituiu o Bard como chatbot, sua aposta contra o rival ChatGPT.
Apesar de alguns usuários terem notado a mudança, o Google ainda não falou nada oficialmente sobre a transição. Mas é possível imaginar que a empresa só deve se pronunciar a respeito quando o app do Gemini estiver disponível em mais lugares.
Outras funções da IA
O Gemini foi lançado no dia 6 de dezembro de 2023, e é um modelo de inteligência artificial que funciona nos celulares e computadores com comandos multimodais — de voz, imagens, textos etc. Cada vez mais, a empresa está atualizando o novo serviço de IA, com a possibilidade de criar seu próprio atalho no Google Chrome, além de ensinar aos usuários matemática e programação.
Em fevereiro de 2024, o Bard foi aposentado e o chatbot de IA da empresa também mudou de nome para Gemini. Além de responder coisas do dia a dia, o Gemini também sabe ensinar matemática, fazer códigos de programação e entender desenhos feitos por humanos.
É bom lembrar que tanto o Gemini quanto o ChatGPT têm opções pagas e com mais recursos para os usuários. Então, a briga para ver quem tem a melhor inteligência artificial está bem acirrada na indústria. Além disso, outras inteligências artificiais são desenvolvidas e lançadas todos os dias, então devemos ver uma disputa bem interessante ao longo de 2024.
Para ficar sabendo de mais notícias sobre inteligência artificial, seus avanços e outras novidades do mundo da tecnologia, não se esqueça de conferir nosso canal no YouTube, dar uma passada no nosso Instagram e nas outras redes sociais do CanalJMS!