Você já deve ter visto um Galaxy Z Fold por aí. Certamente é um celular que chama bastante atenção, tanto por ser dobrável, quanto por seu acabamento premium. Quando os primeiros dobráveis surgiram no mercado, eles geraram curiosidade, mas eram frágeis e caros.
Com o avanço da tecnologia, eles se tornaram ainda mais resistentes, mas ainda são caros. Um Galaxy Z Fold 5 na configuração topo de linha de 1TB, por exemplo, pode ser encontrado por até R$ 15 mil no mercado.
No entanto, se o maior problema para as vendas alavancarem é o preço, isso pode estar prestes a acabar. Isso porque há alguns meses, diversos boatos começaram a circular, sobre um novo celular dobrável da Samsung com preço mais acessível.
Novos dobráveis da Samsung
Recentemente, tem se falado com frequência que os sul-coreanos estão focados na criação de um modelo mais barato para a linha Fold. O portal The Elec, por exemplo, que possui um histórico confiável em relação aos vazamentos da Samsung, divulgou a seguinte nota:
A Samsung Electronics está considerando desenvolver um modelo básico de telefone dobrável, com objetivos como expandir a taxa de penetração de telefones dobráveis no mercado de smartphones e aumentar a participação de mercado da Samsung Electronics no mercado chinês de telefones dobráveis.
The Elec.PUBLICIDADE
Em dezembro do ano passado, um informante chamado Tech_Reve divulgou em sua conta do X (Twitter) que a empresa sul-coreana tinha planos de ampliar a linha FE a partir de 2024. Essas informações corroboram os boatos sobre o desenvolvimento de um Galaxy Z FE.
Além disso, registros online que contêm dados sobre a importação e exportação de produtos no comércio internacional, divulgados pelas autoridades de diferentes países desde pelo menos agosto de 2023, mostram diversas referências aos novos smartphones dobráveis da sexta geração da Samsung.
Os nomes internos “Q6” e “B6” correspondem respectivamente ao Galaxy Z Fold 6 e ao Galaxy Z Flip 6, já que os modelos anteriores foram desenvolvidos sob as denominações Q5 e B5. Os novos modelos devem ser apresentados nos próximos meses, seguindo o calendário dos anos anteriores.
Rumores internos sobre o Galaxy Z Fold mais barato
Inclusive, a Samsung estaria produzindo pequenas quantidades de componentes para os dois modelos nos últimos meses, de acordo com os registros de importação/exportação de seus fornecedores do sudeste asiático.
Essa produção provavelmente é destinada à construção de protótipos em pequena escala. Além dos dois “modelos padrão” da linha Fold da Samsung, também aparece nos registros uma outra numeração interna chamada “Q6A” desde pelo menos novembro de 2023. Seria essa, uma variação mais barata da linha Fold?
Portanto, a decisão sobre a introdução de um segundo “Galaxy Fold” parece ter sido tomada, mesmo que neste caso apenas produzindo pequenas quantidades de componentes individuais. Até o momento, nossos dados não revelam detalhes concretos sobre como o modelo mais barato será diferente do Samsung Galaxy Z Fold 6 normal.