O Galaxy AI foi anunciado em janeiro pela Samsung, durante o lançamento da linha S24 no Galaxy Unpacked. E desde então, muito tem se falado sobre a nova tecnologia. No entanto, uma das perguntas principais que pairam na mente dos usuários é a seguinte: Será que meu celular vai poder usar o Galaxy AI?
E é claro que a Samsung vai levar essa ferramenta para outros celulares também, além da linha S24 — No entanto, os donos da linha S22 não vão gostar dessa notícia. Saiba agora quais são os modelos que vão receber o Galaxy AI.
Leia também:
- Como usar IA da Samsung, Galaxy AI que traduz chamadas em tempo real
- Samsung divulga a lista de dispositivos que receberão as funcionalidades da câmera do S24
O que é o Galaxy AI?
O Galaxy AI é um conjunto de funções baseadas no uso de inteligência artificial, que auxiliam o usuário nas mais diversas situações, como traduzir em tempo real chamadas telefônicas, criar imagens do jeito que você quiser e transformar e resumir gravações de voz, por exemplo.
Essas funções fazem parte da atualização One UI 6.1, mas elas precisam de um hardware bem potente para funcionar, e por isso alguns celulares mais velhos ficaram de fora da lista de modelos que poderão receber o Galaxy AI.
No evento Galaxy Unpacked, que aconteceu no último dia 17 em Los Angeles (EUA), a Samsung divulgou quais são os celulares que vão receber o Galaxy AI até o meio deste ano:
- Galaxy S23, S23+ E S23 Ultra
- Galaxy S23 FE
- Galaxy Z Flip 5
- Galaxy Z Fold 5
Além desses dispositivos, o tablet Galaxy Tab S9 também vai receber a tecnologia. Todos esses nomes são de celulares que foram lançados em 2023 e que são topos de linha vendidos pela marca.
De acordo com informações divulgadas pelo Canaltech, o Presidente e Líder Global de Mobile eXperience (MX), TM Roh, revelou mais detalhes sobre como o Galaxy AI funciona. Ele disse que a ferramenta usa uma tecnologia mista, que faz uma parte do trabalho na nuvem e outra no próprio aparelho.
“Para fazer as coisas no celular, você precisa ter um hardware bem forte, principalmente na parte de NPU que é muito importante nos modelos tops de linha”
TM Roh
Por que outros modelos ficam de fora?
O motivo principal do Galaxy AI não ser encontrado na maioria dos dispositivos, pode ser resumido em uma única palavra: Hardware. principalmente se a gente pensar nos modelos mais baratos como a linha A, que não dariam conta de fazer as coisas que a empresa quer. Mas também tem uns modelos tops de linha que não entraram — pelo menos por enquanto.
O que mais chamou a atenção foi a linha Galaxy S22, que foi lançada em 2022. Ele tem o mesmo processador do Galaxy S23 FE (que entrou na lista), que é o Exynos 2200, mas mesmo assim ele não foi escolhido para ter o Galaxy AI.
O Patrick Chomet, que é o Chefe de Experiência do Consumidor da Samsung, falou para o site TechRadar que “por enquanto, a gente só vai colocar o Galaxy AI nos celulares mais novos”, o que deixou os donos do S22 bem chateados.
Galaxy AI será pago?
A Samsung colocou uma nota no site dela que deixou os consumidores confusos. Ela disse que “os recursos do Galaxy AI vão ser de graça até o final de 2025 nos celulares Samsung Galaxy que suportam ele”, A empresa tirou a nota do site um tempo depois. Mas a questão é: Caso venha a se concretizar, quais serviços serão pagos?
É possível que as ferramentas de IA que serão cobradas sejam aquelas que funcionam online. Por exemplo, um modelo de linguagem avançado ou um gerador de arte com IA provavelmente operará em servidores remotos. A empresa já confirmou que o Live Translate e as funções de escrita de tonalidade no teclado Samsung funcionam diretamente no dispositivo.