Eu recebi um convite pra conhecer de perto o Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford que ocupam seis prédios no CIMATEC Park em Camaçari na Bahia, e durante a visita eu pude dirigir a nova Ranger Black 2025 que tem tecnologias importantes desenvolvidas por lá, conheci o espaço que é um dos nove centros de engenharia da Ford no mundo, que exporta inteligência automotiva incluindo veículos eletrificados, conectados e tecnologias autônomas.
Este é um vídeo que sai dos estúdios do CanalJMS pra te mostrar como a tecnologia funciona, então já compartilha ele com alguém e vamos logo pra o vídeo!
Na primeira etapa da visita tivemos a oportunidade de fazer um teste drive com o carro, em seguida chegamos ao CIMATEC Park que fica em Camaçari na Bahia, o legal é que neste espaço temos um time que atua em projetos globais e é responsável pelo desenvolvimento de um terço de todas as funcionalidades e tecnologias presentes nos carros da Ford no mundo.
O primeiro espaço que eu visitei foi o prédio de Engenharia onde a Ford apresentou pra gente uma visão geral do espaço e falou um pouco sobre a construção e materiais da carroceria da nova Ranger Black 2025. Tivemos uma visão geral de como cada parte do veículo é construída!
Em seguida eu pude conferir de perto a área de Engenharia Reversa da Ford, uma “Fábrica de Dados”, uma das cinco da empresa no mundo, onde a Ford realiza testes e comparativos com desmontagem dos veículos para coleta de dados e análise de design por meio do escaneamento e digitalização de peças uma verdadeira área de “teardown” dos componentes da Ranger!
Visitamos também o centro de desenvolvimento de softwares, onde o time de Engenharia de Sistemas é responsável pelo desenvolvimento de um terço das funcionalidades embarcadas nos veículos da Ford globalmente. É aqui onde a marca realiza testes e libera as atualizações “over the air” para os veículos, os engenheiros trabalham em conjunto com o time global pra trazer atualizações e novidades para os carros conectados como o fordpass por exemplo!
Nova Ranger Black 2025
Na parte final eu pude conhecer um pouco mais da nova Ranger Black 2025, em minha opinião a nova picape manteve o estilo marcante e mesmo sendo desenvolvida para ser a porta de entrada da ranger, já que ela chega com preço competitivo de R$ 219.990 e mantém o porte e a modernidade da carroceria com detalhes na cor grafite “Bolder Gray”!
O interior traz um design já conhecido mas com bancos personalizados, incluindo um easter egg aqui no banco do carona, a frase diz “so long as it’s black”, com a assinatura de Henry Ford na lateral dianteira. “Essa citação faz parte da famosa frase de Henry Ford, de que os clientes da
marca podiam escolher um carro de qualquer cor ‘desde que fosse preta’ – a tinta de secagem mais rápida para atender o volume de produção na época!
Para conhecer mais detalhes da nova Ranger Black 2025, assista o vídeo acima!
Segundo a Ford ela roda 12,4 km/l na estrada, e faz 10,1 km/l na cidade e traz um tanque de 80 litros. A caçamba conta com capacidade de 1.250 litros e 1.031 kg e se transforma num porta-malas gigante, com degrau de acesso, seis ganchos de ancoragem, tomada 12 V e tampa com assistência de abertura e fechamento!