Em um mundo onde carros conectados são frequentemente reduzidos a centrais multimídia, telas, assistentes e aplicativos, e na semana passada, mas a Ford prometeu realizar uma revolução tecnológica na indústria automotiva. introduzindo inteligência artificial em seus carros.
No primeiro encontro da série Ford Experts, a gigante automobilística reuniu mentes brilhantes para discutir o futuro da inovação e tecnologia no setor.
Tudo aconteceu durante o evento Ford <Enter>, que consiste em uma parceria estabelecida com o Senai-SP, oferecendo formação gratuita em programação front-end para jovens de baixa renda. A terceira edição do programa se iniciou na última quinta-feira (7) e contou com a participação de 60 estudantes, sem a necessidade de experiência prévia na área de tecnologia.
Command Center da Ford
Além disso, a Ford, introduziu o Command Center, uma plataforma inovadora projetada pelo time de engenharia brasileiro.
Esta ferramenta atua na monitoração da saúde dos veículos conectados da marca na América do Sul, integrando sete sistemas distintos e utilizando inteligência artificial para analisar e priorizar dados, permitindo decisões preventivas e mais assertivas.
Luciano Driemeier, gerente global de Novos Negócios Conectados da empresa, destaca a eficiência do Command Center:
Todos os dias, o Command Center lê, filtra e cruza 90 milhões de linhas de dados dos mais de 100 mil veículos conectados da Ford no Brasil e na Argentina, e entrega, em poucos cliques, respostas que levariam ao menos dois dias inteiros de trabalho, se feito manualmente.
Luciano Driemeier, gerente global de Novos Negócios Conectados da Ford Brasil
O interessante é que a central Command Center permite acompanhar os veículos desde a sua fabricação, seguindo durante o transporte, quando chegam nas concessionárias e até seu uso nas ruas, e tem como objetivo apontar uma situação de anormalidade antes que ela se torne um problema, possibilitando uma reação rápida e preventiva da companhia.
O que termina sendo bastante útil para os usuários dos veículos da marca, o CanalJMS foi convidado para acompanhar a apresentação do Command Center em um evento que aconteceu online na semana passada, aqui no Brasil.
Leia também:
O sistema acompanha os veículos desde a fábrica até as ruas, visando detectar anormalidades antes que se tornem problemas, garantindo uma resposta rápida e preventiva da Ford.
Driemeier também enfatiza a importância do capital humano na condução dessa revolução tecnológica, apesar da escassez de mão de obra qualificada no mercado.
O evento foi também palco para a celebração da segunda turma do programa Ford <Enter>, que capacita pessoas de baixa renda para o mercado de tecnologia. Os alunos participaram de um Hackathon, propondo soluções para melhorar a mobilidade urbana através da conectividade.
“Pesquisas apontam que haverá um déficit de 532 mil profissionais na área de tecnologia até 2025 no Brasil. Com o Ford <Enter>, estamos preparando a nova geração dos profissionais que vão atuar nessa área.
Se de um lado temos uma gama de oportunidades, do outro, há milhares de pessoas que não têm acesso a empregos de qualidade por falta de capacitação. Queremos servir de ponte entre essas realidades.”
Ressalta Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford América do Sul.
Com o sucesso do programa, a iniciativa agora se expande para outros países sul-americanos, incluindo Argentina, Chile, Peru e Colômbia, preparando a nova geração de profissionais para um futuro conectado e inteligente.
Para ficar sabendo de mais novidades do mundo da tecnologia, incluindo sobre a Ford e outras empresas, é importante que você nos siga no Instagram e acompanhe nosso canal no YouTube, para ficar por dentro de tudo que acontece no mundo da tecnologia!