Você talvez tenha visto uma informação circulando na última quinta-feira (22) sobre um possível encerramento do Gmail pelo Google. Diversas postagens exibiam um “suposto” comunicado da empresa anunciando o fim do serviço de emails, principalmente no X (Twitter).
Mas será que é verdade? De acordo com o Statista, o Gmail é o serviço de e-mail mais popular no mundo, com mais de 1,5 bilhão de usuários ativos em todo o mundo, com uma ampla vantagem sob o Outlook e o Yahoo! Mail, por exemplo.
Será que o serviço mais popular de email seria encerrado dessa forma? Por que isso aconteceria?
O aviso
O Gmail seria encerrado no dia 1º de agosto de 2024, de acordo com a postagem. A partir dessa data, os usuários não conseguiriam mais receber, enviar ou guardar mensagens.
A justificativa apresentada seria a adaptação ao “cenário digital em constante evolução” e a implementação de “novas tecnologias e plataformas” de comunicação.
O termo “sunsetting” aparece para indicar o possível encerramento da plataforma. Essa expressão, no contexto empresarial, é utilizada para descrever a progressiva descontinuação de um serviço.
No entanto, vou te contar a boa notícia: não será necessário começar a procurar um novo serviço de e-mail. A informação sobre o encerramento do Gmail é completamente falsa e não há nenhuma evidência que indique que a ferramenta será descontinuada.
Gmail veio para ficar
E para acabar de vez com as dúvidas, a conta oficial da ferramenta postou em sua conta no X postou uma mensagem de que “o Gmail está aqui para ficar”, acabando com qualquer boato sobre o possível fim.
As mensagens contendo o aviso foram identificadas como falsas por ferramentas como as “Notas da Comunidade”. No entanto, ao pesquisar por “Gmail” nas redes sociais, é possível observar que ainda existem diversos usuários incertos quanto ao destino do serviço.
Leia também:
- Qual a diferença da ‘Max’ para a antiga HBO Max?
- WhatsApp: Saiba como usar as 4 novas ferramentas de texto
O que diz o Google sobre o “suposto” anúncio?
Nós podemos citar dois motivos para o Gmail não acabar (pelo menos por agora): O primeiro é a importância que o serviço tem para o Google como um todo: mais do que só uma forma de acessar emails, ele é hoje um dos principais meios de acesso e autenticação para outras plataformas da empresa, incluindo o ecossistema Android.
Em segundo lugar, como mencionado anteriormente, não faria sentido acabar com um serviço tão popular e lucrativo para a Google. Estimativas de 2022 apontam que a ferramenta tem 1,8 bilhão de usuários — uma base “um pouco” grande para jogar fora, né?
Apesar dessa mensagem ser falsa, não é tão difícil acreditar que o Google vai acabar com um serviço de vez. A empresa é famosa por começar e parar projetos em grande escala, incluindo nomes recentes como Stadia e Google Pay.
Quanto à mensagem falsa do Google que viralizou, não tem uma explicação exata para ela ter sido feita. No entanto, o mais provável é que o intuito seja a criação de um alarme falso, propositalmente.
Não sei se você sabe, mas as contas que pagam pelo “selo de verificação” do X podem receber pagamentos via monetização por posts publicados na plataforma, Com base no número de interações e visualizações das publicações. Logo, faria sentido criar um post alarmante, embora falso, para atrair curiosos e consequentemente curtidas também.
Mas você pode ficar tranquilo e seguir enviando e recebendo seus emails pela plataforma normalmente. Para ficar sabendo de mais informações sobre os serviços da Google e outras novidades do mundo da tecnologia, não se esqueça de nos acompanhar nas redes sociais do @canaljms e conferir nossos posts diários por aqui também!