Elon Musk anunciou que sua empresa de Inteligência Artificial, a xAI, pretende disponibilizar o código-fonte do chatbot Grok para o público ainda nesta semana.
A inteligência artificial foi divulgada em novembro de 2023 e foi implementada como uma funcionalidade exclusiva para os usuários Premium+ do X (Twitter) no mês seguinte.
A revelação veio de forma discreta, através de um post no X, sem muitos detalhes sobre o que exatamente será disponibilizado. Até agora, a xAI mantém o silêncio sem emitir um comunicado oficial.
Grok, uma resposta à OpenAI
Este anúncio surge como mais um episódio na recente tensão entre Musk e a OpenAI, onde ele foi um dos fundadores. A decisão de abrir o código do Grok parece ser uma resposta direta ao processo movido por Elon Musk contra a OpenAI, que, segundo ele, teria quebrado promessas ao se tornar lucrativa e fechar seu código.
Musk argumenta que as mudanças, incluindo a formação de uma empresa de lucro limitado e um acordo de financiamento com a Microsoft, são uma violação do acordo original.
Leia também:
Ele expressou descontentamento com a transformação da OpenAI, acusando-a de se tornar “uma subsidiária de código fechado da maior empresa de tecnologia do mundo: a Microsoft” e criticou o CEO Sam Altman por priorizar o lucro em detrimento da missão inicial da organização.
Em um debate online, quando questionado se a OpenAI deveria seguir os passos do Grok, Musk foi curto e direto, afirmando que “A OpenAI é uma mentira”.
A OpenAI, por sua vez, respondeu às acusações em uma postagem co-assinada por Altman e outros cofundadores, apresentando e-mails que mostram Musk defendendo a ideia de tornar a OpenAI lucrativa e sugerindo até mesmo uma fusão com a Tesla.
Grok Sob Fogo Cruzado
Para adicionar mais lenha à fogueira, Sam Altman já havia menosprezado o Grok, chamando a IA de “boomer” e “cringe”. A rivalidade entre Altman e Musk não é novidade, e parece que o Grok se tornou mais um ponto de contenda entre os dois.
No ano passado, Musk apresentou a xAI como uma opção diferente da OpenAI e do Google, com o objetivo de desenvolver uma “IA máxima buscadora da verdade”. Além disso, durante uma conversa em um podcast com o cientista da computação e apresentador Lex Fridman, Musk indicou em novembro que ele apoia a ideia de inteligência artificial de código aberto.
“O nome, o ‘Open’ em OpenAI, supostamente significa código aberto, e foi criado como uma organização sem fins lucrativos de código aberto. E agora é um código fechado para lucro máximo”.
disse Musk.
Assim que tivermos mais informações sobre o Grok, vamos te atualizar nas nossas redes sociais e nas postagens do site por aqui. Por isso, recomendo você conferir nosso Instagram e acompanhar nosso canal no YouTube!