A Dell divulgou nesta segunda-feira (20), atualizações em sua linha de laptops com processadores da Qualcomm.
A principal novidade dos modelos recentes foi o Dell XPS 13 com processador Snapdragon X1 Elite, juntamente com informações adicionais sobre o Inspiron 14 Plus e o Latitude 7455, todos contando com recursos de inteligência artificial (IA) e suporte ao Windows 11. Estima-se que esses dois últimos sejam disponibilizados no mercado brasileiro ainda em 2022.
Dell XPS 13 9345
O destaque dentre os anúncios é o XPS 13, até o momento, os dispositivos da série eram apresentados somente com novas versões dos processadores da Intel, algo que está previsto para ocorrer no Brasil nos próximos meses, de acordo com a Dell.
Atualmente, o notebook está disponível no país com o processador Qualcomm Snapdragon X1 Elite, que possui 12 núcleos e frequência de 3,4 GHz, podendo atingir até 4,0 GHz.
Adicionalmente, o aparelho também possui a NPU Qualcomm Hexagon, que se compromete a melhorar a interação do usuário por meio da inteligência artificial, especialmente a respeito da economia de energia do aparelho. Outros pontos relevantes incluem sua memória RAM de 16 GB, 32 GB ou 64 GB; armazenamento SSD de 512 GB, 1 TB ou 2 TB; e a GPU Qualcomm Adreno.
Quanto à tela, existem atualmente três opções disponíveis: Full HD+, Quad HD+ e OLED 3K, sendo que as duas últimas possuem funcionalidade de toque. Além disso, todas são compatíveis com a tecnologia Dolby Vision, que promete uma qualidade superior ao HDR10 e ao HDR10+.
A taxa de atualização varia entre 30 e 120 Hz para as tecnologias FHD+ e QHD+, e entre 48 e 60 Hz para a OLED 3K.
Em relação ao áudio, o dispositivo possui uma potência de 8 W e tecnologia Dolby Atmos, garantindo uma ótima experiência. Por fim, o Dell XPS 13 conta com Bluetooth 5.4, Wi-Fi 7 e uma bateria com capacidade de 55 Wh.
Dell Inspiron 14 Plus
O Inspiron 14 Plus foi um dos lançamentos da Dell no dia 20, e já está confirmado para o mercado brasileiro. Com uma tela Quad HD+ de resolução 2.560 x 1.600 pixels, o destaque é o recurso anti-reflexo do display, que proporciona uma aparência fosca e reduz os reflexos de luz.
Em relação às especificações técnicas, o notebook conta com um processador Snapdragon X Plus de 3,4 GHz e NPU integrada Qualcomm Hexagon. Além disso, possui uma GPU Qualcomm Adreno semelhante ao XPS 13, opções de armazenamento SSD de 512 GB ou 1 TB e 16 GB de RAM, valores comuns em outros computadores do mercado.
Outros pontos importantes são as conexões Wi-Fi 7 e Bluetooth 5.4, a bateria de 54 Whr e a ausência da tecnologia Dolby Vision nesta versão.
Dell Latitude 7455 & 5455
Latitude 5455
Em relação ao Latitude 7455, a empresa revelou poucas alterações em termos de tela e conectividade, mantendo a resolução Quad HD+ e tecnologia anti-reflexo. O dispositivo também é equipado com o processador Snapdragon X Plus, mas também está disponível na versão X Elite, ambos com NPU integrada.
A GPU presente é uma Next Gen Adreno 740 UMA, acompanhada de 32 GB de RAM e 1 TB de SSD. O preço sugerido ainda não foi divulgado, porém o Latitude 7455 já foi confirmado no Brasil, sem uma data de lançamento definida.
Latitude 7455
Já o modelo 7455 chama atenção pela sua característica 2 em 1, ou seja, com estrutura conversível para se assemelhar a um tablet quando dobrado.
Esse notebook além de bastante portátil, possui capacidade de até 32 GB de memória RAM, até 1 TB de armazenamento interno por SSD M.2 e uma entrada opcional para cartão SIM, compatível com a tecnologia 5G.
Além disso, possui duas portas USB-C, uma USB-A 3.2, leitor de cartão microSD e entrada para fone de ouvido.
Os lançamentos são direcionados para o mercado corporativo e cotidiano, com foco em desempenho, velocidade e portabilidade. Por essa razão, a falta de uma GPU dedicada de alto desempenho pode fazer com que os notebooks da Dell com chip Snapdragon não sejam ideais para jogos muito exigentes.
E você, o que achou dos novos aparelhos da marca? Para mais novidades como essa, nos siga nas redes sociais! @canaljms