A cada ano, a Apple lança uma nova linha de seus dispositivos, junto chega uma atualização para seu sistema o iOS. Acontece, que com o passar do tempo, os smartphones param de receber estas atualizações!
Além disso, os modelos mais antigos vão perdendo valor, isso também é válido para os iPhones. Com a chegada da nova versão iOS 17 este ano, alguns modelos mais antigos não serão mais suportados.
Isso implica em um grande problema, principalmente para quem acessa serviços de bancos no celular, logo, investir nestes modelos pode não ser mais uma opção, especialmente se você busca um desempenho melhorado e quer acompanhar as últimas tecnologias da Apple, incluindo recursos avançados de fotografia e claro, segurança!
iPhone SE (2022)
De acordo com a Apple, este é um dispositivo projetado para ser uma opção acessível no ecossistema da empresa. Em outras palavras, é o primeiro iPhone destinado aos consumidores que desejam gastar menos dinheiro. Mas um dos principais inconvenientes do iPhone SE é a sua aparência desatualizada.
Por que não vale a pena?
Apesar de ter sido lançado em 2022, o dispositivo utiliza o mesmo design e praticamente todas as características de um outro modelo, lançado em 2017 – especificamente, o iPhone 8. A única alteração significativa foi feita no processador, que agora suporta conexão 5G e oferece maior potência.
Mas, é inaceitável tolerar as bordas excessivamente largas, a tela de alta definição com baixa luminosidade, e uma bateria de 2.018 mAh, que aliás tem uma duração limitada! Além disso a ausência do modo noturno na única câmera traseira do dispositivo, decepciona.
No entanto, o processador equipado é o mesmo do iPhone 13. Logo, a maioria das operações foi realizada com agilidade e fluidez neste modelo, graças ao desempenho excepcional do processador A15 Bionic!
A ideia de um “iPhone econômico” pode ser interessante para quem deseja entrar no universo da Apple, mas é preciso ter limites. Se você está procurando por um smartphone compacto como o iPhone SE (3ª geração), recomendo os modelos do iPhone 12 e 13, que têm preços semelhantes ou ligeiramente superiores, porém valem muito mais a pena! O iPhone 12 convencional também é uma opção mais acessível e superior ao SE.
Iphone X (2017)
Chegando ao mercado no final de 2017, o iPhone X foi responsável por renovar o visual dos celulares da Apple em 2017, e até hoje podemos ver alguns de seus detalhes presentes nos lançamentos mais recentes da marca.
Ele foi o pioneiro em introduzir o controverso notch na parte frontal para abrigar a câmera e os sensores. Além disso, também foram introduzidas: A tela OLED e um design mais curvado, junto de configurações ainda mais poderosas.
O principal problema!
Desde o descolamento da tela, a completo mal funcionamento do display. Além disso, alguns clientes relataram ter recebido unidades com uma coluna vertical de LEDs verdes na tela, um problema que ficou conhecido como “linha verde fatal”. Fora a questão estética, a linha não comprometia a usabilidade do aparelho.
Assim como ocorre com todas as telas OLED, o iPhone X também pode apresentar burn-in, que é quando uma parte da tela fica com uma imagem residual de algum elemento que foi exibido por um período prolongado.
No entanto, em condições normais de uso, esse problema deve ser raro e não ocorrer com frequência. Mas o maior problema, é mesmo a bateria do iPhone X ela deixa muito a desejar em autonomia. Com uma capacidade de apenas 2.716 mAh, é provável que você não consiga passar o sequer metade de um dia inteiro com carga suficiente, seja usando o telefone moderadamente ou intensamente.
O iPhone X tem um processador A11 Bionic, o mesmo do iPhone XR de 2017. Mesmo deixando de receber atualizações a partir do iOS 17, o modelo acessa aplicativos sem travamentos, e até jogos leves, mas pode ter problemas com jogos mais pesados devido à GPU de três núcleos.
Por causa destes problemas, outros celulares como o iPhone 12 ou Samsung S21 FE são definitivamente melhor custo benefício.
iPhone 11 (2019)
Lançado em 2019, o iPhone 11 é considerado um celular aceitável nos dias de hoje, porém não oferece a melhor relação custo-benefício dentre os produtos da Apple. Já se passaram mais de três anos desde seu lançamento, tornando-o uma opção antiquada da empresa e que ainda possui um preço relativamente alto. Em alguns casos, chega a ser muito próximo do valor do iPhone 12, que atualmente é considerado o melhor em termos de custo-benefício.
Suas características técnicas e especificações ainda são relevantes em 2023?
Uma das principais razões para não sugerir mais o iPhone 11 é a ausência de certos recursos essenciais para um smartphone em 2023. O iPhone 11 é um modelo que ainda vem com uma tela IPS LCD sem contar o SE. Quando foi lançado em 2019, já havia uma grande demanda por parte dos consumidores para que a Apple adotasse a tecnologia OLED em seus painéis. Em outras palavras, ele chegou ao mercado com uma tela considerada ultrapassada.
O iPhone 11 também já saiu de linha, ou seja, o modelo deixou de ser fabricado no final de 2022, quando o iPhone 14 chegou ao mercado. O iPhone 11 está disponível em três opções de armazenamento: 64 GB, 128 GB e 256 GB. No entanto, é importante ressaltar que não é possível expandir o armazenamento por meio de cartão microSD, como acontece com alguns concorrentes.
O processador A13 Bionic já foi superado pelo A16 do iPhone 14 Pro, mas ainda assim consegue oferecer um desempenho bastante satisfatório. Com seis núcleos de CPU, quatro núcleos de GPU e oito núcleos “Neural Engine”, dificilmente o usuário comum enfrentará problemas de desempenho.
Conclusão
Atualmente, esses iPhones listados acima e seus antecessores deixaram ou deixarão de receber atualizações muito em breve. E por essa razão eu não indicaria a compra destes modelos, pois sem as atualizações, o aparelho se torna sujeito ao total comprometimento de sua segurança. Além disso, se torna impossível desfrutar de novos recursos lançados para as novas versões do iOS!
A linha ”Mini” por exemplo, acreditamos não ser uma boa opção de compra, devido as desvantagens que os aparelhos da linha apresentam. E por uma mínima diferença de preço, você pode obter uma tela maior, além de maior espaço de armazenamento interno!
Para alguns, a linha Mini da Apple chega a ser apontada como um grande erro da marca!