Você já imaginou poder criar seu próprio chat de inteligência artificial para fazer as mais diversas tarefas, sem precisar saber programar? Pois é isso que a OpenAI está oferecendo exclusivamente para os assinantes do ChatGPT Plus.
A empresa estadunidense lançou em novembro de 2022 o ChatGPT, um chatbot baseado em IA que parece fazer qualquer coisa. Um ano depois, ela está lançando uma plataforma que permite criar versões personalizadas do ChatGPT — sem código nenhum.
A novidade foi anunciada pela OpenAI durante sua primeira conferência para desenvolvedores, chamada DevDay, que aconteceu nesta segunda-feira (6) em São Francisco, nos Estados Unidos.
Como vai funcionar?
Nas próximas semanas, a OpenAI deve apresentar ao mundo os GPTs, chatbots baseados em GPT-4 desenvolvidos por programadores comuns, que estarão disponíveis para os assinantes pagos do ChatGPT Plus, e também para os clientes corporativos da OpenAI, que poderão criar GPTs internos para seus funcionários.
Isso significa que não vamos mais precisar depender dos engenheiros da OpenAI para explorar ao máximo tudo que a tecnologia GPT-4 pode oferecer. Mas qual será o limite? Tudo vai depender somente da sua criatividade.
Cada GPT terá acesso à navegação na internet, ao DALL-E (criador de imagens a partir de IA) e à ferramenta de Interpretação de Código da OpenAI para escrever e executar softwares. Uma seção chamada “Conhecimento” também estará disponível na interface para enviar dados personalizados, como a programação do evento DevDay.
Com outro recurso chamado Ações, a OpenAI está permitindo que os GPTs se conectem a serviços externos para acessar dados como e-mails e bancos de dados, por exemplo. Inicialmente o Canva e o Zapier estarão disponíveis.
Pedidos dos usuários
Sam Altman, CEO da empresa, comentou durante o anúncio que os usuários estão pedindo cada vez mais por personalização do chatbot. Com isso em mente, diversas mudanças vêm sendo anunciadas nos últimos meses para a plataforma.
Por exemplo, em agosto desse ano, a OpenAI havia anunciado que clientes corporativos poderiam personalizar o chatbot usando seus próprios dados, permitindo que as empresas capacitem e melhorem o ChatGPT para tarefas específicas, aumentando a eficiência do chat como um todo.
“Desde que lançamos o ChatGPT, as pessoas têm pedido maneiras de personalizar o ChatGPT para se adaptar às formas específicas que elas usam”
Sam Altman, em um comunicado compartilhado com o The Verge.
Loja do ChatGPT
Todos os GPTs desenvolvidos pela comunidade estarão disponíveis na Loja GPT. Ainda não se sabe muito sobre como a loja vai funcionar, mas a OpenAI promete pagar os criadores de GPTs com base na quantidade de vezes que eles forem usados.
Outro detalhe importante é que quando a Loja GPT for lançada, a OpenAI só vai aceitar produtos de desenvolvedores que tenham confirmado quem eles são, suas identidades. Além disso, os criadores de GPTs não vão poder ver as conversas que as pessoas estão tendo com seus chatbots, ainda não sabemos ao certo quais informações eles vão ter acesso.
Mas não pense que qualquer conteúdo estará disponível! A OpenAI deixou claro que estará atenta às publicações dos desenvolvedores para evitar ocorrências como fraude, discurso de ódio e conteúdo adulto em sua plataforma. Ufa!
Lembrando que a função estará disponível apenas para assinantes do chatGPT Plus. Caso você não decida testar por sua conta, fique ligado nas redes do @canaljms, que publicaremos em breve mais novidades sobre o assunto!