Algumas semanas atrás fomos surpreendidos com a notícia que o Bluesky, rede social inspirada no X (Twitter) e criada pelo seu ex-CEO Jack Dorsey, que permitia novos usuários apenas por convite, agora estaria aceitando que as pessoas se cadastrarem sem terem sido convidados.
E como já era de se esperar, o número de cadastrados cresceu de forma exponencial, atingindo 5 milhões de usuários, de acordo com o post divulgado pela rede social em seu blog, na última quinta-feira (22).
A matéria ainda cita os números mais recentes da plataforma, que conta com cerca de 160 milhões de posts até o momento, feitos por mais de 2 milhões de autores diferentes.
Será que isso representa um risco para o Twitter? Como o Bluesky funciona e como se cadastrar? Vamos te explicar agora!
Como usar o Bluesky
O Bluesky estreou no começo de 2023 e pedia convite para quem quisesse entrar na plataforma. Por isso, só em setembro do mesmo ano que a rede social chegou a 1 milhão de usuários, marca muito comemorada pela empresa. Esse número dobrou dois meses depois e trouxe a versão web para dar mais uma opção para a comunidade.
Para se cadastrar, é necessário acessar o site oficial da empresa ou baixar o app para Android/IOS, em seguida você realiza seu cadastro em poucos minutos e já pode começar a usar.
A rede social funciona de modo bastante parecido com o antigo Twitter. Existem três feeds principais disponíveis:
- O “Descobrir“, que apresenta conteúdos populares na comunidade;
- O “Seguindo“, com postagens das pessoas que você acompanha;
- E o “Popular entre Amigos“, com base na atividade dos seus amigos.
Além disso, a plataforma permite que os usuários criem e personalizem seus próprios feeds de conteúdo, proporcionando a liberdade de selecionar o algoritmo de recomendação desejado. Dessa forma, é possível acompanhar listas temáticas específicas, como tecnologia ou filmes de ficção científica.
Bluesky vai desbancar o Twitter?
No início deste mês, a plataforma anunciou a remoção da exigência de convites para novos membros, visando “descentralizar o produto”. Nesse momento, o serviço contava com pouco mais de 3 milhões de usuários, e em questão de semanas, o Bluesky atraiu o mesmo número de novos adeptos que nos 10 meses iniciais.
Uma publicação recente revelou os números atualizados: 5.003.244 usuários registrados até quinta-feira (22), com 2.373.365 autores de postagens, uma média de 69,63 postagens por usuário e um total de 165.25 milhões de posts realizados.
Leia também:
- Qual a diferença da ‘Max’ para a antiga HBO Max?
- WhatsApp: Saiba como usar as 4 novas ferramentas de texto
A rede social também disse que abriu as portas do seu sistema e vai permitir os membros de terem seus próprios servidores, que vão se conectar à rede do Bluesky. Assim, as pessoas podem guardar seus próprios dados, contas, e fazer suas próprias regras da rede.
“Quando você se cadastra no Bluesky, a gente sugere que o Bluesky guarde seus dados. Mas se você quiser que outra empresa guarde, ou até mesmo guardar você mesmo, dá para fazer isso.
Você também pode mudar de ideia a hora que quiser, levando seus dados para outro provedor sem perder nenhuma das suas postagens, curtidas ou seguidores que já tem.”
Afirma a rede social, em postagem oficial no seu blog.
Para ficar sabendo de mais novidades sobre o mundo da tecnologia, não se esqueça de seguir o CanalJMS no Instagram, acompanhar os vídeos semanais postados lá no canal no YouTube e conferir nossas atualizações diárias por aqui também!