Nos últimos dias, diversos acontecimentos envolvendo o grupo hacker ativista Anonymous se espalharam pelo mundo. Provavelmente você já ouviu falar deles, mas sabe dizer qual a sua origem? Sua ideologia?
Anonymous, como o próprio nome já diz, são uma organização de pessoas anônimas com conhecimento cibernético, que surgiram por volta de 2003 em fóruns de discussão da internet, chamados Chans.
O mais conhecido, 4Chan, foi o fórum que deu origem ao grupo e ao seu nome, pelo fato de permitir aos usuários se expressar anonimamente nas discussões.
O primeiro grande feito
Em 2008 foi a primeira vez que os Anonymous fizeram uma atuação grande. Uma polêmica envolvendo a religião Cientologia foi o gatilho inicial para a ação do grupo.
Inicialmente, Tom Cruise, que acredita na crença, publicou um vídeo no YouTube com opiniões polêmicas, que atingiam em cheio a religião. Esta então, decidiu tentar apagar o vídeo de Tom das redes sociais, sem sucesso. Foi aí que os Anonymous começaram a agir, expondo que a Cientologia era uma organização perigosa que feria os direitos de liberdade de expressão.
A partir daí, os hackers realizaram ataques DDoS nos sistemas virtuais da religião, além de incentivar manifestantes a realizarem protestos na frente das igrejas de cientologia ao redor do mundo.
A partir destas manifestações que surgiu a ideia de utilizar a tão famosa máscara, denominada Guy Fawkes, para proteger suas identidades.
A máscara é uma clara referência ao filme "V de Vingança", que expressa o mesmo propósito de lutar contra causas injustas.
A partir daí, diversas células do grupo hacker se instalaram pelo mundo, participando dos mais diversos tipos de manifestações e lutas contra a opressão. Vale lembrar que a filosofia deste grupo é que ninguém é maior do que ninguém, são todos soldados lutando pela causa.
A última vez que o grupo tinha feito uma aparição em proporções globais foi ao manifestar-se contra o Estado Islâmico, em 2016, expondo muitos de seus dados ao mundo.
Desde lá, eles tem se mantido em silêncio, um silêncio assustador visto que ninguém sabe o paradeiro deles, onde residem nem como se organizam. Sabe-se que eles usam ainda fóruns de discussão para conversar entre si e outras células ao redor do mundo, e até o uso da Deep Web para não serem identificados.
Recentemente, o grupo voltou à ativa, e ao que aparenta voltou com força total, envolvendo-se nos polêmicos casos de injustiça e crimes raciais que acontecem este ano nos Estados Unidos.
O grupo chegou a vazar inclusive diversas informações sigilosas e até assustadoras, como a relação do presidente americano Donald Trump com tráfico de pessoas; e mais detalhes sobre a morte de pessoas que na verdade, ao contrário do que a mídia propaga, não foram resultados de suicídio, mas sim de assassinato. Princesa Diana e Aviici são exemplos disto.
No Brasil também houve diversas polêmicas envolvendo a célula brasileira, como vazamento de dados pessoais do presidente da república e das pessoas ao seu redor, como amigos e familiares.
Até o cartão de crédito destas pessoas vazou, e consequentemente, pessoas na internet começaram a comprar utilizando o cartão para “trollar” o presidente. Será que mais coisas vão acontecer nos próximos dias?