Já ouviu falar da CIN? É a mais recente Carteira de Identidade Nacional, que veio para substituir o tradicional RG. Sua implementação teve início nos estados brasileiros em 2022 e apresenta diversas vantagens em relação ao documento anterior, como a utilização exclusiva do CPF como número de identificação.
Até o momento, mais de quatro milhões de novas unidades da Carteira de Identidade Nacional (CIN) foram emitidas, trazendo consigo a tecnologia blockchain para validar as informações do CPF. O propósito dessa nova carteira é elevar a segurança na identificação dos cidadãos brasileiros, aprimorar os registros administrativos e reduzindo os casos de fraude no país.
De acordo com informações fornecidas pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), a emissão desse documento ocorre em 23 estados brasileiros, além do Distrito Federal.
O que tem de diferente entre o RG e a CIN?
A Carteira de Identificação Nacional (CIN) oferece uma segurança superior ao RG, além de proporcionar acesso a uma versão digital. A principal vantagem em termos de segurança é o uso exclusivo do CPF como número de identificação – anteriormente, era possível que uma pessoa possuísse diversos RGs emitidos por diferentes estados brasileiros, totalizando até 27 números distintos, o que poderia facilitar práticas fraudulentas e golpes.
Por conta do CPF ser único e permanente, é conveniente utilizá-lo como identificação oficial em todo território nacional.
Leia também:
- Genie: IA do Google que transforma imagem e texto em jogo interativo
- Uber Adolescentes: Ferramenta chega a todo o Brasil neste mês
A cópia física do documento contém um código QR para identificação e uma zona de leitura automática (MRZ), que é a tecnologia semelhante à dos passaportes e permite o uso da CIN para viagens a outros países do Mercosul, por exemplo.
Além disso, há uma vantagem adicional: o arquivo também está disponível para visualização digital através do aplicativo do Gov.br, o que amplia as possibilidades de uso através do seu smartphone (CNH, Carteira de Trabalho e cartão do SUS são alguns dos recursos adicionais disponíveis).
Como solicitar a CIN
Para obter o novo RG, é necessário agendar um horário e comparecer pessoalmente a uma unidade da Secretaria de Segurança Pública (SSP) ou da Polícia Civil de sua região. Além disso, existem alguns estabelecimentos vinculados à SSP que realizam a emissão do documento, tais como o Poupatempo em São Paulo, o Ganha Tempo no Mato Grosso do Sul e o Detran no Rio de Janeiro.
Após agendar, basta comparecer ao local na data e horário marcados, portando um documento com CPF e uma cópia da certidão de nascimento ou de casamento. A primeira emissão da CIN não tem custo e a versão digital é disponibilizada imediatamente após a retirada da versão impressa.
Até o final de fevereiro de 2024, apenas os estados de Amapá, Bahia e Roraima ainda não liberaram a emissão da Carteira de Identidade Nacional — O sistema deve ser lançado em maio na Bahia, de acordo com o governo local.
Dependendo do estado em que você more, é possível agendar seu horário nas seguintes plataformas:
- Acre: Polícia Civil
- Alagoas: Agendamento Já
- Amazonas: Secretaria de Segurança Pública
- Amapá: ainda não tem
- Bahia: ainda não tem
- Ceará: Secretaria de Segurança Pública
- Distrito Federal: Polícia Civil
- Espírito Santo: Agenda ES
- Goiás: Polícia Civil
- Mato Grosso: Ganha Tempo
- Mato Grosso do Sul: Secretaria de Segurança Pública
- Maranhão: Viva/Procon
- Minas Gerais: Cidadão MG
- Pará: Polícia Civil
- Paraíba: Portal da Cidadania
- Paraná: Polícia Civil
- Pernambuco: PE Cidadão
- Piauí: Secretaria de Segurança Pública
- Rio de Janeiro: Detran RJ
- Rio Grande do Norte: ITEP/RN
- Rio Grande do Sul: IGP/RS
- Rondônia: IICC/RO
- Roraima: ainda não tem
- Santa Catarina: Polícia Científica
- São Paulo: Poupatempo
- Sergipe: Secretaria de Segurança Pública
- Tocantins: Secretaria de Segurança Pública
Para ficar sabendo de mais novidades sobre o mundo da tecnologia, não se esqueça de seguir o CanalJMS no Instagram, acompanhar os vídeos semanais postados lá no canal no YouTube e conferir nossas atualizações diárias por aqui também!