
Na hora de comprar um ar-condicionado, é normal que apareçam dúvidas! As mais frequentes são: qual é o melhor, qual é a capacidade que eu preciso, se gasta muita energia, mas acontece algumas vezes, que você compra algumas unidades de Ar-condicionado, e depois termina adquirindo outras, quando você percebe já está com 3 ou 4 unidades, ou até mais instaladas em casa ou no escritório.
Aqui onde eu moro por exemplo, nós já temos 04 unidades de ar-condicionado, e recentemente ao criar um novo cômodo em casa, apareceu a necessidade de instalar mais uma unidade, daí que a opção de um multi split entrou na história, ao invés de comprar diversas unidades, um ar-condicionado multi split talvez sairia melhor!
Este modelo climatiza diversos ambientes, e isso é possível graças a sua única condensadora que alimenta diversas evaporadoras em diferentes cômodos.
É como se fosse uma central de ar, a diferença é que podemos utilizar várias evaporadoras e controlar a climatização por ambiente.
Neste vídeo respondemos algumas dúvidas frequentes: como funciona o ar-condicionado multi split, em quais casos recomendamos o ar-condicionado Multi Split e quais os modelos de evaporadoras podem ser utilizadas?
Mas existem vantagens e desvantagens relacionadas ao uso da tecnologia!
Entre as vantagens deste sistema eu poderia destacar a economia de espaço: porque a instalação de uma única unidade externa economiza espaço na fachada do imóvel.
A versatilidade: é possível escolher diferentes modelos e potências de unidades internas, para atender às necessidades de cada ambiente.
O controle individual no ar-condicionado multi split para cada unidade interna é sem dúvidas um destaque, elas podem ser controladas de forma independente, permitindo que cada ambiente seja climatizado de acordo com a necessidade.
Estética: o sistema multi split é mais discreto e elegante do que os sistemas convencionais, com duas ou mais unidades externas.
Consumo de energia: o consumo de energia é proporcional à potência das unidades internas em funcionamento. Portanto, se apenas uma unidade interna estiver ligada, o consumo de energia será menor do que se todas as unidades estiverem ligadas ao mesmo tempo, explicamos melhor no vídeo acima!
Entre as desvantagens está o custo, que inicialmente pode ser maior, e a instalação do sistema multi split por ser mais complexa do que a instalação de um sistema convencional, pois é necessário conectar a unidade externa a cada unidade interna.
Existem outras desvantagens atreladas, mas honestamente levando em consideração as principais vantagens, eu honestamente vou considerar a instalação de um sistema multi split, na próxima vez que precisar instalar várias unidades de ar-condicionado em um imóvel!