Há um tempo atrás, nós falamos sobre a CIN no CanalJMS no YouTube a nova Carteira de Identidade Nacional – que tem uma versão digital, o documento visa substituir o atual modelo de RG e passa a utilizar o CPF como um cadastro único.
No início o Governo Federal deu um ano para que os estados se organizassem e estivessem prontos para a emissão, acontece que o prazo acabou e a partir de agora você pode emitir o novo documento de identidade nacional ou CIN, atualmente cada estado e o Distrito Federal possuem uma numeração específica, o que será substituído pelo novo modelo.
O modelo atual de RG é falho em vários sentidos, e é incrível que um País como o Brasil ainda mantenha o sistema antigo em pleno ano de 2024, o novo documento deve resolver questões de segurança e diminuir fraudes no país.
A partir da emissão do novo documento o CIN, os usuários também poderão usá-lo como documento de viagem para países do Mercosul, uma vez que estará no padrão internacional, porque ele incorpora o código MRZ (Machine Readable Zone).
Mas atenção, porque para outros Países segue a exigência da apresentação do passaporte.
Como emitir a nova Carteira de Identidade Nacional?
O novo modelo de identificação substitui o atual RG, e utiliza o CPF e um QR Code para que seja feita a identificação eletrônica, a novidade é que com a nova versão, após a carteira ser emitida automaticamente é disponibilizada uma versão digital do documento. Assim, você poderá usar o documento em seu celular!
Todas as carteiras de identidade (RG) emitidas nos formatos anteriores ainda são válidas até 28 de fevereiro de 2032. Ou seja você tem até esta data para atualizar o seu documento!
A emissão do novo documento já estava sendo feita em 17 estados mais o Distrito Federal, a já partir de amanhã, todos os estados Brasileiros começam a emitir a CIN.
Para tirar o novo documento, a Carteira de Identidade Nacional você precisa ir até os institutos de identificação e só após a impressão, será possível entrar no aplicativo GOV.BR para acessar o modelo digital. Em alguns Estados existem os chamados Expresso Cidadão ou locais com nomes similares onde você também pode solicitar o documento.
Quais documentos preciso levar para emitir a CIN
- Certidão de nascimento ou casamento. O documento deve estar legível, sem rasgos, emendas ou rasuras que comprometam a originalidade do documento;
- Documento que conste o número do CPF da pessoa.
- Atenção: não mais necessário levar fotos 3×4. O registro é feito no próprio local, com exceção de crianças que não possam posar sem amparo de terceiros. Nesses casos, os responsáveis devem levar fotos com fundo branco.
A primeira via do CIN não será cobrada de acordo com a Lei 7.116/83 exceto se você quiser a versão em policarbonato. A segunda via, porém, é paga e a taxa varia de estado para estado. E Sim ela ainda será impressa em papel – ainda bem que tem a versão digital!
A nova CNI é obrigatória?
Sim. A antiga carteira de identidade embora não perdeu a validade, o documento só será válido até 28 de fevereiro de 2032.
O cidadão precisa consultar se o CPF está regular junto à Receita Federal pelo site. Caso não esteja, é necessário a regularização antes da emissão do novo documento.
O que fazer com o meu RG atual?
O RG atual continua válido até fevereiro de 2032, logo, você não precisa correr para emitir o novo documento, após a emissão CIN terá um prazo de validade ao depender da idade de cada pessoa, a ideia é ter o documento sempre com foto atualizada!